Projeto vai facilitar a produção e venda de alimentos artesanais

O prefeito Betinho Lima assinou na última quinta-feira, projeto de lei que institui o Selo Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar. O objetivo é simplificar a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, que antes tinha a comercialização restrita ao município. “A partir desse projeto, esses produtos poderão ser vendidos sem barreiras em todo o Estado”, disse o prefeito, citando que o projeto ainda depende de aprovação da Câmara Municipal.
O projeto foi sugerido pelo vereador Fabiano Barboza, que há tempo vem discutindo a proposta com a administração municipal, especialmente com técnicos da Secretaria de Agricultura. “A lei do Selo Susaf é a libertação da nossa pequena agroindústria e dos nossos produtores, que têm sido prejudicados por não poderem vender seus produtos fora do município”, disse Fabiano.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Ainda de acordo com o vereador, a regulamentação significa um importante apoio do município para que os pequenos produtores possam se desenvolver, ampliando possibilidades de comercialização dos seus produtos. “Sem dúvida, é o fortalecimento dos nossos produtores e um apoio para que as comunidades rurais possam gerar emprego e renda”, disse.
André Sakata, médico veterinário, lotado na Vigilância Sanitária, explica que a lei assinada pelo prefeito Betinho, é uma grande conquista para o setor, além de ser uma forma de incentivar os pequenos produtores que atuam na atividade de produtos artesanal e de origem animal, como queijos, embutidos, mel, hambúrguer e outros produtos.
Júlio Cesar Benvenuto, que trabalha com a produção e comercialização de queijos, comemorou a assinatura da lei e disse que a partir de agora os pequenos produtores terão o mesmo direito das indústrias. “Só quero agradecer ao prefeito Betinho e toda sua equipe, bem como ao vereador Fabiano. Essa é uma vitória nossa, pois vamos ter os mesmos direitos de uma fábrica grande”, disse ele.
O produtor citou ainda que como empreendimento familiar, eles precisam trabalhar cumprindo as mesmas normas das grandes fábricas e não podiam comercializar para mercados fora do município. “Agora muda tudo e poderemos ampliar nossas vendas para outras cidades do estado. Isso vai possibilitarmos gerar mais empregos também”, declarou.

REQUISITOS: – O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Para que os estabelecimentos recebam o selo Susaf-PR, precisam estar registrados nos Serviços de Inspeção Municipais [SIM].