Copacol: Visão Estratégica foi tema de encontro do Programa Herdeiros do Campo

Princípios e valores familiares são fatores primordiais para a sucessão e no cooperativismo isso é ainda mais evidente para as gestões das propriedades rurais. Estes foram temas importantes abordados em mais um módulo do Programa Herdeiros do Campo, desenvolvido pela Copacol em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A sucessão é o processo de transferência de quem está no comando das ações de uma propriedade rural para o membro da família que irá assumi-la em determinado momento, dando continuidade ao negócio e ao patrimônio familiar. Para isso, é importante que as pessoas envolvidas tenham entendimento e estejam preparadas para essa decisão, como destaca Luiz Antônio Tiradentes, instrutor do Senar.

“O foco principal deste módulo é promover o diálogo entre as gerações, fomentando uma reflexão sobre os projetos e o futuro da propriedade rural. Missão, visão e valores são base para isso. Quando os pais e os filhos entendem qual é o caminho a seguir fica mais fácil para decidir quais as melhores estratégias para o negócio rural”, explica Luiz.

O instrutor destaca ainda a necessidade dos membros buscarem conhecimento, aprender sobre gestão e entender as reais alternativas que agregam ao negócio familiar. “Hoje, a gestão de uma propriedade é complexa, necessita de uma série de competências e os jovens estão percebendo que há diversas possibilidades, e se preparando para isso, acreditando que é possível ter desenvolvimento e rentabilidade no campo”, enaltece.

De volta ao sítio da família, localizado em Nova Aurora, a jovem Francielly Locks está encarando esta nova etapa como um desafio importante para os negócios que mantém na propriedade: produção de peixe e grãos. “A cada módulo conseguimos enxergar uma direção a seguir e conduzir nossos objetivos, pensando em agregar valor ao nosso trabalho. Voltei para ajudar minha mãe, dar continuidade aos trabalhos e melhorar ainda mais nossa propriedade, acreditando em um futuro próspero”, conta.