Copacol – Dia de campo: piscicultores têm oportunidade de troca de experiências

Piscicultores integrados da Copacol estão participando de uma série de dias de campo. Os eventos estão sendo realizados simultaneamente em Cafelândia e Nova Aurora. Os encontros são feitos em propriedades, onde são demonstrados bons exemplos de manejo e produtividade.

Um dos encontros foi realizado na propriedade do cooperado Clair Burato, de Cafelândia, que trabalha com três tanques, alojando 122 mil peixes. Os bons resultados obtidos pelo produtor ao longo de cada lote serviram como exemplo para os demais piscicultores. “Esses dias de campo são muito interessantes. Nós podemos trocar ideias do que cada um vem fazendo na propriedade e o que está dando certo para que possamos replicar. O objetivo de todos é ter um lote com bons resultados. Então encontros como esse são sempre muito interessantes para que juntos possamos melhorar”.

A Copacol é pioneira no sistema de integração de peixes. Atualmente, a Cooperativa possui 286 produtores integrados que, somente no ano passado, abateu 51,6 milhões de peixes. Segundo o Anuário Brasileiro da Piscicultura, o Paraná é o maior produtor de tilápia do Brasil, com mais de 34% do volume total. Em 2022 foram produzidas 187,8 toneladas, 3,2% a mais do que no ano anterior.

Os números expressivos são resultado de um bom manejo. E os dias de campo vem ao encontro desse objetivo de continuar produzindo com qualidade que gera rentabilidade. “Tudo o que nos é mostrado aqui é um incentivo para melhorarmos a nossa produção, é um aprendizado contínuo. O que eu gostei mais é que foi uma roda de conversa, onde todos puderam tirar dúvidas a respeito da produção e trocar ideias do que vem dando certo. Encontros como esse são importantes para crescermos na atividade”, afirma o cooperado Marcelo Amado do Santos, que trabalha com quatro tanques, produzindo 170 mil tilápias.

DIVERSOS ENCONTROS

A ideia de realizar os dias de campo na casa dos produtores é justamente com o intuito de ser um encontro com poucos produtores, onde todos se sintam à vontade para tirar dúvidas e trocar informações. “Estamos tendo a oportunidade de conversar mais de perto com os produtores. Compartilhamos dados de quem vem se destacando e eles contam aos demais quais as práticas desenvolvem para chegar nesses resultados. Isso desperta a curiosidade nos demais e eles podem ver o que é possível replicar em suas propriedades”, comenta a supervisora de Assistência Técnica da Copacol, Juliana Losch.