Copacol: comitê central participa de fórum para desenvolvimento de estratégias

Os integrantes do Comitê Central da Copacol participaram de um fórum para discutir novas estratégias e ações para fortalecer os comitês educativos singulares. Além de discussões, o grupo de cooperados também participou de dinâmicas onde puderam desenvolver novos métodos que serão desenvolvidos.

De acordo com a instrutora Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Rejane Novello, que ministrou o Fórum, o objetivo do encontro foi trazer a reflexão aos produtores de como eles, como lideranças dos comitês, poderiam contribuir para os grupos. “Essa forma que existe dos comitês é feito há bastante tempo, por isso olhamos e repensamos o que mais poderia ser tratado neste espaço que faz sentido aos cooperados que fazem parte. Além disso, abordamos a importância desses associados estarem presentes nos negócios da Cooperativa, que eles são os donos”.

Para o cooperado de Jotaesse, Tupãssi, Arlindo Paulus, o treinamento foi bastante interessante. “Sempre que nos reunimos aprendemos algo novo e que podemos ajudar a Cooperativa a se desenvolver. Além disso, é um momento onde nós, associados, podemos colaborar para o conhecimento e crescimento da Copacol”.

A assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin, comenta que esses treinamentos são importantes para os cooperados se capacitarem e darem suas opiniões sobre as melhorias que podem ser feitas na Cooperativa. “A função é justamente contribuir a respeito de ações que possam melhorar e fortalecer os comitês. Então os cooperados participam de dinâmicas e conversas que dizem respeito da organização, condição das reuniões e participação. É um espaço onde eles podem falar abertamente como melhorar a atuação dos comitês que são de grande importância para a Cooperativa”.