PCPR na Comunidade atende mais de 900 pessoas em Moreira Sales

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 900 pessoas, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de junho, em Moreira Sales, na região Noroeste do Estado.

Durante o evento, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confecção de carteiras de identidade, emissão de atestados de antecedentes criminais, pesquisa de percepção de criminalidade e atividades lúdicas com as crianças.

Além disso, realizaram demonstração do trabalho do Instituto de Identificação, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime.

Para a secretária de Assistência Social de Moreira Sales, Luana Marchezoni, o evento foi de extrema valia para a comunidade.

“Para nós de Moreira Sales foi um projeto muito importante porque trouxe a emissão de primeiras vias de identidade para nossas crianças. Ofertar o serviço facilitou para os pais, a própria escola conseguiu ter o acesso para estar fazendo”, explica Luana.

A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade.

A funcionária pública Camila Gomes de Carvalho, de 38 anos, afirma que o projeto é um facilitador para a comunidade. “Eu achei um programa muito interessante porque motiva e dá facilidade para todo mundo que está precisando renovar ou fazer o documento. Então, quando vem esse projeto para a cidade, é uma maneira de facilitar para as pessoas o serviço de polícia judiciária.”

No evento, foram confeccionadas 690 carteiras de identidade.

A diretora da Escola Municipal Professora Leonilda O. Prado, Sheila Berti conta que a escola levou crianças de 6 a 12 anos para confeccionar a carteira de identidade.

“É uma grande vantagem para as crianças porquê a maioria dos pais trabalha fora, então nossas crianças não têm como fazer a documentação. Para eles é de grande valia. Um número favorável de alunos conseguiu fazer o RG”, afirma a diretora.

A moradora do município, Eroldina de Sousa, 47, precisava renovar a carteira de identidade para um processo seletivo de emprego e aproveitou a oportunidade. “Eu precisava renovar a carteira de identidade porque o meu estava sem os números e vou fazer uma entrevista de emprego e estava precisando do documento”, explica.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.

“Atingimos o nosso objetivo de promover cidadania para a comunidade de Moreira Sales. Essas ações contribuem para atendermos as necessidades da população local, trazendo mais segurança e levar os serviços da PCPR ao cidadão”, afirma o coordenador do projeto João Mário Goes.

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para [email protected]. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).