Copacol – Busão da Imaginação: contadores de histórias recebem capacitação

Contos de fadas que podem se tornar realidade? Os monstros existem mesmo? Qual o superpoder você tem? Dar asas à imaginação faz as novas gerações se aproximarem do mundo fantástico das histórias literárias disponíveis no Busão da Imaginação. O projeto envolve crianças e adolescentes das escolas municipais de 15 cidades do oeste e sudoeste do estado onde a Copacol atua.

O treinamento realizado com as secretarias Municipais de Educação proporciona a capacitação dos professores e o aperfeiçoamento das atividades interativas disponíveis para os alunos no Busão. Nesta primeira etapa, mais de 60 profissionais serão capacitados para exercer a função de contador de histórias, quando o Busão iniciar o ciclo de visitas aos municípios.

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, o treinamento ocorreu na Aercol em Cafelândia e envolveu 48 pessoas. No próximo mês serão 25 professores capacitados no sudoeste. “O Propósito Estratégico RG Copacol tem como meta atender 35 mil crianças e adolescentes até o fim deste ano. O Busão faz parte deste propósito e contribui para que todos tenham acesso aos projetos sociais de incentivo à educação, à cultura e ao esporte. Este treinamento, prepara esses profissionais para a auxiliar na formação dessas crianças e adolescentes por meio dos nossos projetos sociais”, enaltece Gislaine Pontes Fernandes, coordenadora dos projetos sociais da Copacol.

CAPACITAÇÃO
Há três anos no ensino infantil, Alexandre Scheffer Nunes faz parte do quadro de profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil João XXIII. Para ele, participar do Busão da Imaginação pela primeira vez significa o fortalecimento da educação e até mesmo a transformação de vida das crianças. “Todos os dias nós temos a oportunidade, por meio da educação, de mudar a realidade de muitas crianças. Podemos ensinar o caminho correto e mostrar como todos são capazes de construir uma sociedade melhor. É pela educação que nós faremos isso”, enaltece o professor.

VISITAS
A previsão de início das visitas do Busão é ainda nesta semana, pelas escolas municipais de Nova Aurora. Neste ano, os materiais e os livros foram renovados, com com novas edições e coleções literárias infantis que proporcionam uma verdadeira viagem ao universo da imaginação.