Dialogar, planejar e construir

Guto Silva

Esses três verbos do título acima serão meus guias no novo desafio na minha vida publica à frente da Secretaria de Estado do Planejamento. Com muita energia e trabalho. Seguindo as orientações do governador Ratinho Júnior, estamos levando ao Governo Federal as principais demandas do nosso Paraná. Estamos construindo uma relação saudável de trabalho e projetando parcerias em favor dos paranaenses.

Seguindo nessa trilha, estive na semana passada com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Entreguei a ela detalhes dos três pleitos principais do Governo do Paraná para este início do segundo mandato do governador Ratinho Júnior. Tratamos da questão do Anexo C do Tratado de Itaipu, que envolve o fim do financiamento da usina e o desejo pelo Paraná em acessar uma parte dos novos recursos, o que pode ter um impacto econômico importante aqui no nosso Estado.

Aproveitei também para expor duas grandes obras estruturantes: a Nova Ferroeste, assunto que o Estado tem colocado como prioridade e é  estratégica para ampliar a logística de escoamento da produção agrícola; e as novas concessões das rodovias federais que compõem o antigo Anel de Integração. Com menor preço das tarifas e maior pacote de ampliação rodoviária no menor espaço de tempo.

Por fim, demonstrei que o Paraná está construindo hoje um Estado para muitas décadas. Destaquei isso à ministra através do nosso Banco de Projetos e do pacote de infraestrutura À Frente Paraná. Ela entendeu que o nosso Estado está planejado para o presente e o futuro. Estamos passando por uma profunda transformação e a ministra compreendeu que o Governo Federal pode ajudar o Paraná com a inclusão de novos projetos nossos no orçamento da União. Se o Paraná cresce, o Brasil também se desenvolve.

Como o governador Ratinho Júnior sempre diz, a população não quer saber de brigas politicas. Ela quer obras e serviços públicos de qualidade que impactem na vida delas. Embates políticos deixemos para o período eleitoral.  E é assim que vamos seguir: dialogando, planejando e construindo um Paraná mais humano e com infraestrutura moderna.

 

Guto Silva é secretario de Estado do Planejamento.