Campanha busca conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem

O mês se inicia com as atenções voltadas à saúde do homem, através da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população masculina sobre a importância de visitar o médico periodicamente, bem como realizar os exames tradicionais, como o toque retal, entre outros.

De acordo com médicos ouvidos pela reportagem, o câncer de próstata, que muito acomete os homens, é silencioso e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso a importância da prevenção.

A Sociedade Brasileira de Urologia, por exemplo, cita que todo home, a partir dos 45 anos, deve se consultar com um urologista anualmente para fazer o exame preventivo.

Já para aqueles que têm histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, que possuem de duas a três chances a mais de desenvolver a doença, o exame preventivo deve começar aos 40 anos.

Os profissionais de saúde citam que muitas vezes por medo ou desconhecimento, homens deixam de fazer a consulta e só vão ao médico quando os sintomas começam a afetar sua qualidade de vida.

Entre outros sintomas, o câncer de próstata pode se manifestar na dificuldade para urinar, dor nas costas, cansaço constante ou emagrecimento drástico sem causa aparente.

OS NÚMEROS: – A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017). Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). Por essa razão, a importância do exame de toque retal.

ALIMENTAÇÃO: – A campanha não se limita apenas a homens que já chegaram a idade do exame anual. O Novembro Azul chama atenção para o cuidado integral da saúde masculina ao longo de toda a vida. Muitos estudos apontam que uma vida saudável diminui as chances do desenvolvimento do câncer de próstata.

Evitar o consumo excessivo de gordura, principalmente a animal, e controlar o peso, auxiliam na prevenção da doença. O médico recomenda ainda a ingestão de tomate, que possui uma substância chamada licopeno, que é um preventivo para próstata.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário