Aprovado o selo SUSAF para as agroindústrias em Goioerê

Foi aprovado nesta semana pela Câmara Municipal, projeto de adesão do município de Goioerê ao selo Susaf – Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Com esse selo, produtos industrializados de forma colonial – derivados de carne, leite, ovos e mel – podem ser vendidos livremente entre os municípios do Estado. Até então, se quisessem vender fora dos municípios de origem, os estabelecimentos precisariam estar registrados no Serviço de Inspeção Estadual – SIP/POA.
O projeto de adesão ao selo foi proposto pelo vereador Fabiano Barboza, que está agradecendo aos demais parlamentares pela sua aprovação. “Meus agradecimentos a todos os colegas vereadores. Esse projeto é um avanço e uma conquista importante para as agroindústrias do nosso município”, citou ele.
O prefeito Betinho Lima, que deu total apoio para que o selo foi instituído no município, cita que a regulamentação significa um apoio institucional da administração para que os pequenos produtores do município possam se desenvolver, ampliando possibilidades de comercialização dos produtos.
“É um apoio importante não só para o fortalecimento da agroindústria, mas também para que os nossos produtores possam gerar emprego e renda”, comenta ele.

O QUE É: – O Susaf compreende um conjunto de ações de inspeção sanitária e de fiscalização dos produtos oriundos da agricultura e agroindústria familiares, de produção artesanal e de agroindústria de pequeno porte. O sistema é constituído pelo conselho gestor, câmara técnica e serviço de inspeção municipal ou consórcio de municípios.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacau a necessidade de a agroindústria familiar ser indicada por um bom serviço municipal de inspeção ou por um consórcio de municípios.
“Esse é um grande estímulo à agricultura familiar paranaense”, disse. “O horizonte comercial de uma agroindústria não é mais só o município, pois o consumidor é o mesmo onde quer que esteja”, afirmou.