Maio Laranja reuniu profissionais de saúde, educação e assistência social em Janiópolis

Uma palestra com o tema “Como reconhecer Abuso Sexual Infantil através do Desenho” foi realizada na tarde de segunda-feira em Janiópolis. A capacitação que aconteceu no Centro Municipal de Educação João Cardoso de Morais (Secretaria de Educação) reuniu profissionais das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

Na oportunidade, a psicóloga Camila Lemes Alves repassou informações importantes sobre o assunto. De acordo com a palestrante, “o abuso sexual nem sempre deixa vestígios físicos, mas quando pegam num lápis, as crianças revelam muito do seu mundo”. Ela disse que através do desenho, os profissionais conseguem acessar a pistas sobre os medos e traumas das crianças que colocam no papel os seus pensamentos e sentimentos.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Conforme a psicóloga que é especialista em Clínica Organizacional e Hipnose, “quando existe alguma coisa que está perturbando, a criança, irá expor e o desenho é uma das ferramentas e meios que devem ser exploradas pelos profissionais”. Camila informou que a técnica de avaliação do desenho infantil é complexa e não pode e nem devem fazer-se deduções precipitadas a partir de partes isoladas por este motivo é importante sempre analisar mais de um desenho antes de tirar as conclusões”.

A palestra fez parte das ações da Campanha “Maio Laranja” que visa a luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também como parte da campanha, várias palestras foram realizadas nas escolas, envolvendo alunos e professores.

As secretárias Mônica Regina Souza (Saúde) e Ângela Aparecida Girardo Rocha (Educação) fizeram a abertura da palestra e destacaram que ações conjuntas como essa devem ocorrer mais vezes, visando promover a integração dos profissionais das secretarias.