Aumenta fluxo de pacientes com suspeitas de dengue em Goioerê

É grande o fluxo de pacientes com suspeitas de dengue em Goioerê. E por falta de insumos, inclusive em nível estadual, os exames para constatação da doença estão suspensos no município.
O último índice divulgado nesta semana, aponta 2,9% de infestação e segundo a Secretaria de Saúde, Goioerê vive médio risco de situação de epidemia, com os pacientes elevando o fluxo nas unidades de saúde.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

OS ÍNDICES: – Em relação aos números passados, os índices desta semana são menores, caindo de 7,3% em março – para 2,9% em maio.
Mas apesar da queda, o número de casos da doença aumentou e o que tem preocupado as autoridades, é que cerca de 70% dos focos coletados foram encontrados em terrenos baldios. “Infelizmente os terrenos baldios ainda são nosso maior problema”, diz a secretária de Saúde, Gabriela Martins.
O levantamento apresentado nesta semana, é resultado de visitas feitas pelos agentes de endemias em 440 imóveis na cidade. Pelos números, de cada 100 imóveis, 3 estão com focos do mosquito da dengue.
Segundo a Secretaria de Saúde, o índice de 2,9% indica médio risco para uma epidemia, entretanto, a comunidade precisa estar atenta. “Não podemos descuidar. Apesar dos números terem sido baixo, temos que continuar vigilantes e atentos”, cita a secretária.
Mesmo com índices de infestação baixos, o número de casos de dengue registrados de janeiro até agora – 21 no total – é maior que os registrados durante todo o ano passado, que foi de apenas 14.
A equipe de endemias está intensificando as ações de bloqueios químicos e mecânicos dos casos notificados, assim como as vistorias. A intenção é não permitir que haja infestação e novos casos seja registrados.
A secretária Gabriela cita que a além de limpar os quintais, a população precisa evitar jogar lixo nas ruas e principalmente nos terrenos baldios. “O poder público está fazendo sua parte. Se todos colaborarem a gente vence essa guerra”, diz ela.