Janiópolis: saúde reforça alerta para os cuidados com a dengue

Os números do primeiro levantamento para verificar a infestação do mosquito transmissor da dengue em Janiópolis, mostra que a população precisa estar em alerta.

De acordo com os dados, o primeiro levantamento aponta um índice de infestação de 1,9%. A Organização Mundial da Saúde diz que o tolerado é até 1%.

Diante disso, a Secretaria de Saúde está reforçando o alerta sobre a necessidade da população manter os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Segundo Paulo Dioni, coordenador da dengue no município, várias notificações já foram feitas e pelo menos 10 moradores foram multados por reincidir às medidas de prevenção à dengue.

Ele cita que em caso dos agentes encontrarem nos quintais, locais apropriados para a proliferação do mosquito, o proprietário é notificado. “Num segundo momento ele é multado”, disse.

Atualmente, segundo o coordenador, quatro agentes se desdobram nas ações de combate á dengue em Janiópolis. “A gente tem buscado atender os quatro cantos do município, mas é preciso um pouco mais de colaboração por parte da população”, cita.

Ainda de acordo com ele, o controle de endemias vem realizando as atividades de rotina, com visitas em residências e domicílios comerciais, além da promoção de bloqueios de setores.

PRIMEIRO CASO: A secretária de Saúde do município, Mônica Souza, diz que o apoio da população é fundamental para que a cidade possa vencer a dengue.

Nesta semana, segundo ela, foi confirmado o primeiro caso da doença na cidade. “Trata-se de um caso importado. A pessoa está foram da cidade, em outro estado e infelizmente acabou sendo infectada”, disse.

A secretária está pedindo a colaboração de todos. “Só com o apoio e colaboração da comunidade é que a gente vence essa guerra. Nós contamos com todos”, citou.

ORIENTAÇÃO: – A orientação da saúde é para que a população não deixe água parada, eliminando todo e qualquer local que possa servir para o mosquito se reproduzir.

“Nós estamos contando com o apoio da população, para que não tenhamos uma epidemia de dengue no município”, destaca a secretária Mônica Souza.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

 

Deixe um comentário