Avança emancipação do campus do IFPR Goioerê, afirma Zeca Dirceu

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, confirmou nesta quarta-feira, 28, que está trabalhando, junto ao Ministério da Educação, pela emancipação do campus do IFPR de Goioerê. O deputado esteve reunido com Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e no encontro foi sugerida a criação de novos campi do Instituto Federal do Paraná, assim como a emancipação do IFPR Goioerê.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Atualmente, o IFPR Goioerê conta com aproximadamente 190 estudantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, técnico em informática e técnico em moda. Também são ofertados no campus, 240 vagas de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), além de um curso pré-vestibular com 120 vagas – todas já estão preenchidas e outros projetos, especializações e cursos subsequentes que atendem toda região de Goioerê. A direção do campus também tem projetos de implantar ensino superior nas áreas de tecnologia e do agro.

O diretor-adjunto do campus, Gabriel Quinato, explicou que o IFPR Goioerê é um campus avançado, ou seja, um campus sem autonomia administrativa, pois são ligados ao campus sede de Umuarama. “Temos um orçamento extremamente reduzido, somos limitados à um número de servidores muito pequeno, somos limitados à 20 docentes e 13 técnicos para todos estes alunos. Não temos orçamento para investir no campus, e agora, podemos contar com o deputado Zeca Dirceu para trabalhar pela emancipação do IFPR Goioerê”, afirmou.

SIGA NÓS NO INSTAGRAM

Em 2015, o então vice-prefeito José Torres (PT), mobilizou a região e articulou junto ao deputado federal Zeca Dirceu em Brasília, a liberação de recursos necessários para a conclusão das obras, e assim, o IFPR Goioerê se tornou realidade.

De acordo com Zeca, além da expansão do número de unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, é preciso que os campi avançados virem campi autônomos. “É fundamental que a educação profissionalizante seja descentralizada e atenda a todas as regiões do Paraná e do Brasil e o IFPR Goioerê é uma das nossas prioridades”, disse o deputado articulador, líder do PT na Câmara dos Deputados.  A transformação de campi avançado para campi autônomo garante às unidades uma direção própria.

Novos campi do IFPR: Na última semana, em reunião com Getúlio Marques Ferreira, o Zeca Dirceu sugeriu ao secretário que novos campi do IFPR deveriam ser criados no Paraná. O deputado ressaltou o papel do ensino profissionalizante no desenvolvimento do País. “Os profissionais formados pelos IFPR têm uma visão inovadora e têm capacidade de conduzir importantes avanços tecnológicos nos diversos tipos de produção do estado”, explicou.

Atualmente, o IFPR possui 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência distribuídos pelo Paraná. Segundo dados da instituição de ensino, há 29 mil estudantes; 1430 docentes e 965 técnicos administrativos. Uma comunidade acadêmica distribuída em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação.