Suinocultura: status sanitário e divisão de frutos em discussão na Copacol

Os desafios e atualizações da suinocultura foram apresentados aos produtores integrados da Copacol em um encontro na quinta-feira, 1º, na Arecol de Cafelândia. A reunião foi uma oportunidade para a Cooperativa apresentar um panorama da atividade aos suinocultores, relembrá-los da importância da limpeza e desinfecção das instalações para o status sanitário e também apresentar o novo sistema de pagamento que passará a acontecer a partir do próximo ano: a divisão de frutos.

O panorama da atividade foi apresentado pelo gerente de Integração de Suínos e Leite, Leonardo Dornelles. “Apresentamos para eles como está a atividade na Cooperativa, ou seja, as obras que estão acontecendo, os desafios, a nossa produção e números, além da proposta de inauguração da Unidade da Frimesa em Assis Chateaubriand. Foi um panorama geral para deixar os produtores atualizados de como está a suinocultura na Cooperativa”.

Na oportunidade, a médica veterinária Glaci Ertel reiterou aos produtores a importância da limpeza e desinfecção das granjas. Ela mostrou os impactos de não seguir corretamente os protocolos de vazio sanitário que são exigidos. “O Brasil é um importante produtor de carne suína, não somente para o mercado externo, mas interno também. Precisamos sempre estar alertas para evitar a entrada de qualquer doença ou problema que possa comprometer a nossa produção”, diz.

A reunião também foi um momento para a Copacol explicar aos produtores as novas diretrizes para pagamento das Integrações. Após uma ampla e rigorosa análise de um ano da atividade, a Cooperativa definiu um novo modelo, preservando os rendimentos aos cooperados, visando proteger a atividade e evidenciando a parceria das Integrações. Para a remuneração dos rendimentos zootécnicos o critério financeiro passa ao físico, denominado divisão de frutos. “Queremos fortalecer a parceria entre Cooperativa e cooperado, que já é consolidada. Por isso estamos implementando essa mudança no sistema financeiro. A partir de janeiro do próximo ano estaremos com esse novo modelo implantado”, afirma Irineu Dantes Peron, superintendente de Produção.