Jovem Aprendiz da Copacol é destaque em Concurso de Redação

O concurso promovido recentemente pela ACINA (Associação Comercial e Industrial de Nova Aurora) envolveu alunos do terceiro ano do ensino médio. O tema foi sobre a importância da atividade da produção de peixe para o desenvolvimento do município, que hoje é considerado a Capital Nacional da Tilápia.

A autora do texto premiado em primeiro lugar foi da Jovem Aprendiz da Copacol, Mayara Szpakowiski, 17 anos, e que trabalha no setor administrativo da Indústria de Peixe. O título da sua redação foi Piscicultura: fator que move a economia do município.
Bastante familiarizada com o tema proposto, a jovem dissertou também sobre as oportunidades de trabalho ofertadas pela Cooperativa, tanto para as pessoas do município quanto para outras tantas de toda a região.

“Um dos principais fatores que torna a piscicultura tão importante no município de Nova Aurora é a geração de empregos que a mesma possibilita, principalmente o abatedouro de peixe, onde existe uma enorme demanda de pessoal para o processo. Além disso, o mesmo também emprega pessoas de baixa escolaridade, estrangeiros, jovens aprendizes, e dentre muitos outros. Apesar de existir um grande preconceito relacionado ao trabalho dessas pessoas, tais colaboradores também são responsáveis pela conquista do município”, enaltece a jovem em seu texto.

Mayara também comentou sobre o apoio necessário da Copacol aos piscicultores para que possam ter segurança na produção e garantia de comercialização dos produtos, gerando renda e desenvolvimento econômico.

“Eu fiquei surpresa quando soube que havia conquistado o primeiro lugar. Me sinto grata por esse reconhecimento da Copacol e pela oportunidade de ter o meu primeiro emprego. Estou aprendendo muito aqui e espero continuar fazendo parte da equipe e crescer junto com todos”, enaltece Mayara.

Junto a ela, outras duas alunas se destacaram com as suas redações sobre a piscicultura em Nova Aurora: Thais da Cruz Silva e Ana Gabrielli Lima da Silva.