Essa notícia é falsa ou verdadeira?

A indicação de uso de alimentos para prevenir e combater doenças não é algo novo, essa história se confunde com a história da humanidade. No entanto, o uso popular de alimentos para essa finalidade tornou-se, nas últimas décadas, objeto de estudo de pesquisadores de diferentes áreas. Como resultado de inúmeros trabalhos realizados nesse sentido, hoje temos disponíveis uma grande quantidade de informação sobre quais alimentos podem contribuir para a promoção da saúde do ser humano, e como esses alimentos atuam sobre certas doenças.

Em 2020, e ainda nesse ano, vimos com frequência a circulação em diferentes redes sociais notícias informando que alimentos com pH básico ajudam a prevenir e matar o coronavírus. Diferentes variantes dessa notícia estão, ainda hoje, disponíveis e foram impressas e fixadas em supermercados próximos a seção de hortifruti. Em comum entre as variantes dessa notícia podemos observar o uso do termo pH, um número que expressa a acidez ou a basicidade de soluções aquosas. Trata-se de uma escala numérica na qual números próximos a zero indicam soluções com caráter ácido, o vinagre, por exemplo, possui pH em torno de 2,7. No outro extremo da escala, números próximos a 14 indicam soluções com caráter básico, a soda cáustica líquida 50% (utilizada com frequência para produção de sabão), por exemplo, possui pH 14. Soluções e produtos com pH próximos aos extremos indicados são corrosivos e, obviamente, não podem ser manipulados sem equipamentos de proteção.

Como você deve ter percebido, os valores de pH indicados nessas notícias veiculadas na redes sociais estão todos errados, sejam os relacionados aos alimentos e até o que indica que “o COVID-19 é imune a organismo com pH maior que 5,5”. Segundo essas notícias, o abacate, por exemplo, teria pH 15,6, mais básico do que a soda cáustica, logo seria extremamente corrosivo e seria impróprio para consumo. Além disso, nosso organismo possui sistemas que controlam os pH de diferentes orgãos do nosso corpo, os alimentos ingeridos praticamente não influenciam em mudanças de pH em nosso corpo. Nesse sentido, as eventuais contribuições dos diferentes alimentos não estão relacionadas à mudanças de pH em nosso corpo. Mas sim, pela presença de diferentes nutrientes que contribuem para melhorar o sistema imunológico, que defende o corpo de doenças, vírus, bactérias, micróbios e outros.

A conclusão é que essas notícias são falsas (Fake News), as pessoas que criaram e modificaram essas notícias indicaram uma condição na qual nosso organismo seria imune ao coronavírus, essa informação seria do Centro de Virologia na Rússia, e foi utilizada para dar credibilidade a notícia. No entanto, desconsiderando os erros relacionados aos valores de pH, a notícia, por si só, não tem coerência interna e não há respaldo de estudos científicos que indiquem a relação entre consumo de alimentos e prevenção ou combate ao coronavírus.

Caro leitor, você tem dúvida sobre a veracidade do discurso científico presente em alguma notícia recebida via redes sociais, envie a notícia para nós! Iremos avaliar e posteriormente publicaremos nossas considerações sobre essa notícia.

 

Prof. Dr. Adriano Lopes Romero

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – câmpus Campo Mourão

e-mail para contato: [email protected]

16 thoughts on “Essa notícia é falsa ou verdadeira?

  • 28/08/2021 em 17:04
    Permalink

    Its like you read my thoughts! You appear to understand so much approximately this,
    like you wrote the ebook in it or something. I think
    that you simply could do with some p.c. to power the message home a
    little bit, but instead of that, this is magnificent blog.
    A great read. I will certainly be back.

  • 30/08/2021 em 05:51
    Permalink

    Everything is very open with a precise clarification of the challenges.
    It was really informative. Your website is very helpful.
    Thanks for sharing!

  • 31/08/2021 em 07:42
    Permalink

    I read this paragraph fully on the topic of the difference of most up-to-date and preceding technologies, it’s awesome article.

  • 01/09/2021 em 08:39
    Permalink

    I’m not sure exactly why but this site is loading extremely slow for me.
    Is anyone else having this problem or is it a problem on my end?

    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

  • 01/09/2021 em 15:52
    Permalink

    An outstanding share! I’ve just forwarded this
    onto a colleague who was doing a little homework on this.
    And he actually bought me lunch simply because I discovered it for him…
    lol. So let me reword this…. Thank YOU for the meal!!
    But yeah, thanx for spending time to talk about this topic here on your website.

  • 04/09/2021 em 02:17
    Permalink

    Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot
    of spam responses? If so how do you reduce it, any plugin or anything you can suggest?
    I get so much lately it’s driving me crazy so any help is very much appreciated.

  • 05/09/2021 em 09:06
    Permalink

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a doubt donate to this outstanding blog!
    I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding
    your RSS feed to my Google account. I look forward to fresh updates and will share this website with
    my Facebook group. Chat soon!

  • 05/09/2021 em 18:40
    Permalink

    Its like you read my mind! You seem to know so much about this,
    like you wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is excellent blog.
    A great read. I will certainly be back.

  • 11/09/2021 em 05:41
    Permalink

    Hey would you mind stating which blog platform you’re using?
    I’m planning to start my own blog in the near future but I’m
    having a difficult time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking
    for something completely unique. P.S
    Apologies for being off-topic but I had to ask! quest bars
    http://j.mp/3jZgEA2 quest bars

  • 11/09/2021 em 12:24
    Permalink

    Hi! This is my first comment here so I just wanted to give a quick
    shout out and say I genuinely enjoy reading your
    posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums
    that cover the same subjects? Thanks a ton! cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • 12/09/2021 em 14:02
    Permalink

    I do not know if it’s just me or if everyone else encountering issues with your blog.
    It appears like some of the written text on your
    posts are running off the screen. Can somebody else please provide feedback and let me know if this is happening to them as well?
    This could be a issue with my browser because I’ve had this happen before.

    Cheers scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  • 13/09/2021 em 21:32
    Permalink

    I’m amazed, I must say. Rarely do I come across a blog that’s equally educative and engaging,
    and without a doubt, you’ve hit the nail on the head.
    The problem is something not enough people are
    speaking intelligently about. I am very happy I stumbled across this in my hunt for
    something regarding this. quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  • 14/09/2021 em 05:21
    Permalink

    Heya outstanding blog! Does running a blog like this
    take a massive amount work? I have no knowledge of coding
    however I was hoping to start my own blog soon. Anyway, if you have any recommendations or tips for new blog owners please share.
    I know this is off subject however I just had to ask. Kudos!

    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.