Diretores das 31 escolas do NRE de Goioerê compartilham boas práticas pedagógicas

Na manhã desta sexta-feira, 16 de setembro, o Núcleo Regional de Educação de Goioerê – NRE – reuniu os diretores das 31 instituições de ensino da rede pública estadual que compõem a sua jurisdição para compartilhar as suas práticas pedagógicas exitosas.

Ministrado pela coordenadora Edna Aparecida Filipim, o encontro foi aberto com a fala de boas-vindas da chefe Tania Faria Henrique e da assistente de chefia Osmarina Bandão, seguido da apresentação artística da diretora da Escola Jardim Universitário, Marli Sircunvis, com a música Aquarela.

Desafiados pela pergunta: como proceder com alunos desmotivados e como engajá-los quanto à frequência escolar?, os diretores expuseram as práticas comuns que ocorrem na rotina escolar e as práticas de destaques.

São  várias as ações rotineiras feitas em conjunto para propiciar um ambiente mais agradável, acolhedor com café da manhã, conversa com os alunos e responsáveis sobre a importância de estar na escola, além de visitas domiciliares, o uso de grupos de whatsApp para comunicação, visita de sala em sala, projeto de leitura, parceria com as famílias, capacitação dos professores.

 

Já as práticas de destaque são: interclasse, festa junina, gincana, recepção feita no portão diariamente, denominada de “corredor do bom dia”, ou seja, professores, direção, alunos fazem um corredor e os alunos passam pelo local e são recebidos com bom dia e música alta, campanha do agasalho, parceria com líderes religiosos, semana da pátria, palestra com promotor público, com escritora sobre Inteligência Emocional, campeonato de xadrez e premiação para os alunos com bom desempenho escolar.

Também fazem parte das práticas exitosas, o reconhecimento da formação que os alunos do magistério recebem ao realizarem concurso público municipal para treinar e testar seus conhecimentos e muitos deles tiveram pontuação acima da média mesmo sem terem concluído o curso, premiação ao aluno destaque da Prova Paraná, gincana “Torta-na-cara” com perguntas e respostas, o trabalho com os alunos monitores.

Ao todo, são 50 alunos monitores munidos de colete, cuja função é acompanhar e anotar a frequência dos colegas por sala e às sextas-feiras é feito um sorteio no pátio de um brinquedo pedagógico para o aluno com 100% de frequência,  o slogan “eu vim e trago mais um” para combater a infrequência.

Além disso, foi criado também o “sextou” que é um dia reservado para os alunos escolherem a merenda, recreio com música, viagem cultural, palestra de incentivo, parceria com o Grêmio Estudantil e “Dia do trote” que consiste em os estudantes escolhem um tema para se vestirem à caráter, feira para toda a comunidade expondo os programas do contraturno e plataformas usadas, venda de produtos confeccionados pelos alunos no proejto de empreendedorismo que arrecadou cerca de R$ 600, 00 em doces de abóbora, temperos e artesanatos.

“Todas essas ações em conjunto para melhor atender os nossos estudantes e garantir a qualidade no ensino”, disseram os diretores.