Copacol recebe secretário de Aquicultura e Pesca

Pioneira nacional no modelo integrado de piscicultura, a Copacol recebeu a visita do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ele passou por toda estrutura da Cooperativa, desde a UPA (Unidade Produtora de Alevinos), onde houve demonstrações da tecnologia aplicada na espécie, além propriedades de cooperados, até o processo de industrialização.

Do banco genético até a comercialização, a Cooperativa possui uma cadeia completa para a produção de tilápia, que se tornou uma referência ao longo dos últimos 13 anos. Além de abastecer o mercado nacional, a produção já é comercializada para Estados Unidos e outros países. Jorge esteve no Oeste do Paraná para conhecer o modelo de sucesso que vem transformando a realidade econômica no campo e na cidade, além de levantar as demandas do setor. “Por onde passo digo que o modelo da Copacol deve ser copiado. É uma honra conhecer a empresa. Graças a Copacol, a piscicultura tem crescido e os consumidores têm um produto de confiança na gôndola”, afirma o secretário.
O diretor-presidente, Valter Pitol, o diretor vice-presidente, James Fernando de Morais, e o diretor secretário, Silvério Constantino, recepcionaram Jorge, que veio acompanhado do secretário-adjunto da pasta, Jairo Gund. “O desafio da piscicultura é grande. Com a integração conseguimos implantar o modelo que gera oportunidade no campo ao cooperado e na cidade aos colaboradores. Fazemos o possível para gerar desenvolvimento da agricultura neste País que é um grande produtor de alimentos”, enfatiza Pitol.
Ao todo a Copacol possui 647 hectares de lâminas d’água, que devem chegar a 1,1 mil hectares até 2023, com a inclusão de mais produtores, e ampliação de abate nas Unidades Industriais de Nova Aurora e Toledo, que juntas receberão até 230 mil tilápias/dia.

ESTADO
O Paraná é o maior produtor nacional de tilápia, total de 166 mil toneladas/ano. Nas exportações, neste segundo trimestre de 2021, com faturamento de US$ 1,22 milhão de abril a junho, o Estado ultrapassou o Mato Grosso do Sul, cujas vendas internacionais somaram US$ 993,9 mil. A Copacol é a maior produtora da espécie na América do Sul: total de 42,5 milhões de cabeças abatidas. No primeiro semestre de 2021 foram 22,5 milhões de cabeças de tilápias entregues pelos produtores, totalizando 20,1 mil toneladas.