Copacol: professores fazem balanço de projetos pelo CooperJovem

Cooperativismo, empreendedorismo financeiro e ambiental são os temas base do Programa CooperJovem. A nova metodologia aplicada nas 15 escolas de Iracema do Oeste, Nova Aurora, Formosa do Oeste e Goioerê traz técnicas educativas inovadoras que promovem uma educação de qualidade para os alunos dos quintos anos.

Na noite desta terça-feira, 6, os secretários municipais de Educação, diretores e professores estiveram reunidos na Aercol, em Cafelândia, para apresentar um balanço das atividades realizadas durante o ano, dos treinamentos e a execução da proposta do projeto.

Para Gislaine Pontes Fernandes, coordenadora dos projetos sociais da Copacol, o ano foi desafiador e de muito aprendizado. “A nova metodologia do programa exigiu muito trabalho e esforço de todos. Os professores se dedicaram ao máximo para atender a proposta, e hoje estamos felizes por compartilharmos os bons resultados e as conquistas de todos”, ressalta.

Há 15 anos o CooperJovem é promovido pela Copacol em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná) e já atendeu 10 mil crianças. Ele está inserido ao Propósito Estratégico RG Copacol: R de Rentabilidade e G de Geração de Valor para os cooperados, colaboradores e comunidade, por meio de diversas ações, entre elas projetos que incentivam a educação, o esporte e a cultura a todos os jovens, crianças e adolescentes da área de atuação da Cooperativa.

Projetos Sonhos
Neste ano, os alunos participantes do CooperJovem receberam o desafio de pensar em um sonho que pudessem realizar em conjunto e trabalhassem para realizá-lo. As escolas, com os alunos, desenvolveram diversas atividades e também algumas ações para arrecadar fundos e então poder alcançar os objetivos propostos.
Os sonhos realizados foram: encontros de celebrações, brinquedoteca, melhorias nas escolas, dia de cinema, passeio no shopping e o desejo de provar alimentos que não são comuns no dia a dia dos alunos. “Para nós foi incrível ver a felicidade dos alunos ao realizarem os sonhos, por exporem vontades e sentimentos. A nossa maior conquista foi eles perceberem a essência do CooperJovem pelas atividades. Nosso sentimento é de gratidão por esta parceria com a Copacol que nos proporciona tanto aprendizado e momentos especiais”, destaca a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Nova Aurora, Eliana Vieira dos Santos.