Copacol inspira cooperativistas paulistas

Referência cooperativista em todo o País, a Copacol recebeu a visita de associados da Sicredi Nossa Terra, de São Paulo, que vieram até Cafelândia para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos ao longo dos 60 anos de história. O diretor-presidente, Valter Pitol, e a assessora de Cooperativismo, Elizete Dal Molin, recepcionaram o grupo que atua na cooperativa de crédito. “É sempre uma honra receber outras cooperativas para demonstrar a nossa atuação. É uma troca de ideias e experiências muito interessante para os dois lados. Durante nossas seis décadas nos preocupamos com a família cooperada e em gerar renda e emprego para as cidades e pessoas: o segredo do bom desempenho é valorizar o ser humano, que deve estar em primeiro lugar”, destaca Pitol.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os projetos que são desenvolvidos com os cooperados e as comunidades, como os grupos de Jovens e de Mulheres, Busão da Imaginação e Apoio Cultural. “Apresentamos nosso modelo econômico e de gestão, mostrando, principalmente, toda a nossa seriedade, transparência e a proximidade com os nossos cooperados. O nosso modelo cooperativista ajudou muito a região e deu possibilidades aos produtores, mesmo que pequenos, se manterem na propriedade com muita qualidade de vida pela diversificação ofertada pela Copacol”, afirma Elizete.

Inspiração

A atuação cooperativista que iniciou em 23 de outubro de 1963, com o Padre Luis Luise e mais 32 agricultores, de origem a uma das maiores agroindústrias brasileiras, com 7,2 mil cooperados e 16 mil colaboradores. O faturamento anual da Copacol é de R$ 9,2 bilhões, com comercialização dos produtos para 77 países. “Fiquei muito empolgada com tudo o que vi. Verificamos a importância em envolver todos os associados nas atividades cooperativistas e também o impacto das ações sociais. Levo daqui muitas ideias e vontade de fazer a diferença na minha comunidade”, destaca Ana Lisboa, da cidade de Porto Feliz.

As ações da Copacol também inspiraram o associado da Sicredi de Botucatu, Pedro Souza. “Não tinha ideia de que o cooperativismo pudesse ser tão abrangente e impactante na vida das famílias. Eu já tinha ouvido falar da Copacol, mas essa é a primeira vez que venho aqui e posso ver pessoalmente a grandiosidade do trabalho que é feito com todas as pessoas”.