Copacol: famílias de cooperados participam da 1ª etapa do Programa Herdeiros do Campo

Depois de apresentar o Plano de Ação do Programa Herdeiros do Campo no último dia 18, nesta quarta-feira 25, foi a vez dos participantes participaram da primeira etapa, que abordou questões jurídicas.

Além desta, outras quatro etapas serão aplicadas no decorrer do curso. “É uma turma que mostra um grande interesse pelo assunto, trazem exemplos de seus cotidianos, demonstram conhecimento pelo sistema, muito interesse em aprender e têm um principal interesse que é o planejamento sucessório, conta Ruan Schwertner, do Senar-Pr, que trabalhou o tema com os participantes.

Segundo ele, com isso a Copacol mostra sua preocupação com o futuro das propriedades de seus cooperados, haja visto que muitos investimentos são realizados a longo prazo e preparar os sucessores e planejar o futuro é fundamental para a sequência dos negócios, o que garante sustentabilidade tanto do produtor cooperado, como da Cooperativa.

Filha do Cooperado de Nova Aurora, Lindolfo Voss, Verna Voss é uma das participantes. “A gente recebeu o convite para participar do programa e o vejo como de grande importância, pois com as orientações aqui repassadas podemos tirar algumas dúvidas e isso vai abrir muito a visão da gente entre família. Meu pai está há mais de 40 anos no quadro social da Cooperativa e já está na hora de começarmos a nos preparar”, diz Verena.

Segundo ela, o curso é uma forma de prepará-los para que já possam se planejar para o futuro da propriedade e com isso a Copacol mostra sua preocupação com as famílias dos cooperados e, para a sua família é muito importante esse processo de sucessão no campo.

A assessora de cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin, diz que o curso oferecido pela Cooperativa, Herdeiros do Campo, é uma forma de capacitar as famílias em especial os filhos dos cooperados visando a futura gestão da propriedade.

DEMAIS ETAPAS
Com carga horária de 42 horas, o curso é dividido em cinco etapas, com oito horas diárias, uma vez por semana.

No primeiro encontro foi abordado o tema: Sucessão e governança na empresa rural, (aspectos jurídicos).

Já no segundo encontro: Visão estratégica da empresa rural, terceiro encontro: A empresa rural e seus cenários, quarto: Mediação de conflitos e a construção da confiança e o quinto encontro: O aprendizado e a prática.