Copacol: excelência 460 premia cooperados por alta produção de grãos

As condições climáticas são fundamentais para produtividades satisfatórias de grãos, no entanto, os manejos adequados são estratégicos para potencializar as safras. Prova disso, é o resultado do Projeto Produtividade Excelência 460, que busca elevar a produção dos cooperados para 180 sacas de soja por alqueire e 280 sacas de milho por alqueire, primando sempre pela qualidade em todos os processos da Cooperativa e dos serviços oferecidos aos produtores.

Os resultados foram positivos para ambas as culturas nesta edição do projeto, com destaque para o milho, que registrou a terceira melhor produtividade da série histórica, com recebimento recorde pela Cooperativa: 13,2 milhões de sacas recebidas, entre as regiões oeste e sudoeste do Paraná, com uma média de 247 sacas por alqueire.

Na safra 2021/2022, participaram do projeto 238 produtores em uma área total de 17,2 mil hectares. Destes, 29 cooperados alcançaram as produtividades e atenderam os requisitos propostos pelo projeto.

Foram analisados fatores como a produtividade e o incremento de cada cultura, a rentabilidade do sistema, a qualidade dos grãos, a atuação e profissionalização técnica do cooperado e alavancas de produtividade, além de manejos e práticas agrícolas que visam potencializar a qualidade do solo.

João Eduardo Scapinello Broch, de Jotaesse (Tupãssi), e André Baptista Lucini, de Bom Princípio (Toledo), foram os destaques desta edição, com 5.489 e 5.469 pontos, respectivamente. O cooperado que obteve a maior pontuação colheu 123,6 sacas de soja e 391,3 de milho, somando 514,9 sacas por alqueire. Já o segundo colocado, teve uma produtividade de 108,1 sacas de soja e 423,1 sacas de milho, com média de 531,2 sacas por alqueire. Ambos receberam uma viagem técnica aos Estados Unidos, como premiação pelos ótimos resultados e também pelo trabalho realizado durante a safra. Os demais produtores finalistas também foram premiados e receberam um vale-viagem para o Recanto Cataratas Thermas Resort.

O evento de premiação foi realizado nesta quinta-feira, 20, e contou com a presença dos cooperados e familiares, da Diretoria Executiva da Copacol e também da equipe técnica agrícola. Durante a cerimônia, o diretor-presidente, Valter Pitol, enalteceu o resultado da safra, que mesmo em meio a tantos desafios foi positivo para manter o processo de produção.

“Tivemos alguns contratempos durante a safra, mas conseguimos permanecer firmes. Com a dedicação e a profissionalização do cooperado, a capacidade técnica dos nossos agrônomos e todos os investimentos na pesquisa agrícola através do CPA [Centro de Pesquisa Agrícola], foi possível alcançar esses bons resultados. Parabéns a todos os produtores que participaram deste projeto e por sempre buscar melhorias em suas atividades”, destaca Pitol.

Na prática
“Para a soja, o principal desafio foi a falta de chuvas e a precipitação. Já para o milho, o fator foi o complexo de enfezamentos transmitidos pela cigarrinha. Mesmo diante das dificuldades, as pesquisas desenvolvidas pelo CPA [Centro de Pesquisa Agrícola] e a extensão realizada pela equipe técnica, foram fundamentais para levar aos cooperados as informações necessárias que auxiliassem na redução dos danos do estresse hídrico e do enfezamento”, explica o gerente técnico agrícola da Copacol, Tiago Madalosso.
A precipitação no período da cultura da soja, de 25 de outubro de 2021 a 25 de janeiro de 2022, foi de 130 milímetros, o que equivalente a 1,5 mm/dia, enquanto a cultura necessita entre 3 e 8 mm por dia, dependendo do estádio fenológico.

Manejo eficiente
“Os resultados do Centro de Pesquisa demonstraram que áreas com melhor manejo de solo, quando há a consorciação de milho com braquiária por um período de aproximadamente três anos, e apesar de também terem elevadas perdas pela falta de água, conseguiram produzir até 50% a mais que as áreas sem uso de plantas de cobertura”, explica o gerente técnico.
Já para o manejo dos enfezamentos, as orientações eram sobre as escolhas adequadas dos híbridos menos sensíveis, aplicações de inseticidas mais eficientes, entre outros posicionamentos que auxiliaram a reduzir os danos.