Presas fazem primeira etapa do Enem 2022 em Goioerê

Pelo menos 14 detentas da Cadeia Pública de Goioerê, estão fazendo nesta terça-feira, dia 10, as provas do Enem-PPL – Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade.

O exame tem o objetivo de avaliar o desempenho dos presos que terminaram o ensino médio e a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação, permite que eles tenham acesso ao ensino superior com programas como Sisu, ProUni e Fies.

A avaliação é realizada pelo Inep e de acordo com o órgão, as provas têm o mesmo grau de dificuldade do Enem regular, que aconteceu nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Janaína Montenegro, presidente do Conselho da Comunidade de Goioerê, diz que o número de participantes no Enem-PPL deste ano aumentou. “Em 2021 apenas seis delas fizeram o exame. Agora, são 14”, comentou.

Janaína, que também é policial penal, cita que o exame é dos mais importantes e possibilita às detentas, acesso ao ensino superior, contribuindo com o trabalho diário de reintegração social que é feito na cadeia pública de Goioerê.