Com 11,6 mil contratações no Paraná, construção civil tem o melhor trimestre desde 2019

A estratégia do Governo do Estado de fazer da construção civil protagonista da retomada econômica apresenta resultados positivos. O setor fechou o primeiro trimestre deste ano com 11.603 vagas formais de emprego abertas, ou seja, contratações com carteira assinada. É o melhor resultado desde o início da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 2019, e cerca de 53% superior ao recorde anterior de 7.573 postos de trabalho alcançado no terceiro trimestre de 2020.

O desempenho é ainda 126% maior do que o mesmo período do ano passado (5.132 admissões), em grande parte vivido antes da pandemia da Covid-19 – os primeiros casos da doença no Paraná foram confirmados em 12 de março de 2020. O levantamento foi realizado pelo Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho com base nos números mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), vinculado ao Ministério da Economia.

Para o governador Ratinho Junior, a performance revela o acerto no planejamento do Estado, que buscou tirar obras estruturantes do papel como forma de abrir vagas de trabalho mais rapidamente. Citou, entre outras ações, as modernizações de rodovias, aeroportos e também a construção de casas populares.

“São mais de R$ 4 bilhões de obras em andamento no Paraná. Projetos que disponibilizam a contração rápida de mão de obra. E, com o cidadão empregado, ele consegue cuidar da família, fazer a compra no comércio e aquecer a economia, gerando um ciclo virtuoso”, destacou Ratinho Junior. “O emprego é, sem dúvida, a melhor política social que existe. Agora, com o Casa Fácil, por exemplo, potencializamos esse mercado”.

Fortalecimento que, ressaltou ele, acaba por impactar também no setor privado. “O momento do Paraná é muito bom e faz com que os empresários tenham confiança em investir no Estado”, disse o governador.

“A construção civil foi muito afetada pela pandemia. Algumas atividades tiveram de ser paralisadas em virtude das medidas restritivas. O setor, contudo, está se reaquecendo, com reflexo nas contratações. Por isso o primeiro trimestre deste ano foi o melhor do setor durante a série histórica analisada (desde 2019)”, ressaltou Suelen Glinski, chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda. “É fruto de um trabalho organizado entre a gestão de Ratinho Junior e do secretário Ney Leprevost com o setor produtivo”.

EXEMPLO – Sentimento visto na prática. A construtora londrinense A.Yoshii, por exemplo, planeja encorpar o atual quadro de 2.100 colaboradores com 795 admissões, entre diretas e indiretas, até o fim de 2021. Destas, cerca de 75% serão ofertadas no Paraná. Mão de obra para dar conta da voracidade do mercado de alto padrão no Estado.

“Vejo o cenário como superpositivo para a construção civil”, afirmou a engenheira civil Juliana Janoski Zandoná, que planeja entregar até o fim deste mês mais um edifício da construtora em Curitiba, com apartamentos que podem passar facilmente dos R$ 5 milhões a unidade.

OUTRAS ATIVIDADES – O bom desempenho da construção é reflexo de 4.758 contratações em janeiro, 4.961 em fevereiro e 1.884 em março – os números de abril ainda não foram divulgados pelo governo federal.

Há, porém, outros destaques setoriais no período. A indústria geral puxou as admissões com 23.917 postos, seguido por informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (16.479), comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (12.160), administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (6.853), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (2.823) e transporte, armazenagem e correio (2.489).

NÚMEROS GERAIS – Com 78.484 novas carteiras assinadas, o Paraná fechou o primeiro trimestre entre os cinco estados que mais abriram vagas formais em 2021, respondendo por 9% de toda a geração de empregos com carteira assinada no País. Foi o melhor primeiro trimestre da história do Estado.

Apenas São Paulo (253.460), Minas Gerais (108.109) e Santa Catarina (87.127) tiveram desempenho superior no recorte de 90 dias. O Brasil gerou 837.074 postos no ano, decorrente de 4.940.568 contratações e de 4.103.494 demissões. 8.484 novas carteiras assinadas.

O balanço trimestral foi alcançado pelas conquistas históricas de janeiro e fevereiro, os dois melhores meses da história do Paraná na geração de empregos. O mercado de trabalho do Estado teve saldo de 25.351 novos empregos em janeiro, 41.626 em fevereiro e 11.507 em março.

Veja o saldo de admissões na construção civil do Paraná por trimestre desde 2019

2019

Primeiro trimestre: 2.830 contratações

Segundo trimestre: 4.344 contratações

Terceiro trimestre: 2.268 contratações

Quarto trimestre: 3.878 vagas fechadas.

2020

Primeiro trimestre: 5.132 contratações

Segundo trimestre: 542 contratações

Terceiro trimestre: 7.573 contratações

Quarto trimestre: 1.608 contratações

2021

Primeiro trimestre: 11.603 contratações

28 thoughts on “Com 11,6 mil contratações no Paraná, construção civil tem o melhor trimestre desde 2019

  • 28/08/2021 em 05:08
    Permalink

    Howdy! Do you know if they make any plugins to safeguard against hackers?
    I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any suggestions?

  • 30/08/2021 em 10:50
    Permalink

    Everything is very open with a really clear explanation of
    the issues. It was really informative. Your site is extremely helpful.
    Many thanks for sharing!

  • 01/09/2021 em 08:54
    Permalink

    Currently it appears like BlogEngine is the best blogging
    platform available right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

  • 01/09/2021 em 22:56
    Permalink

    wonderful issues altogether, you just received a emblem new reader.
    What may you suggest about your post that you just made a few days in the
    past? Any positive?

  • 04/09/2021 em 01:02
    Permalink

    Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything.
    But think about if you added some great images or videos to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with images and videos, this
    website could certainly be one of the very best in its niche.
    Superb blog!

  • 06/09/2021 em 02:00
    Permalink

    Hi, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Safari, it looks fine but
    when opening in Internet Explorer, it has some overlapping.
    I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, awesome blog!

  • 10/09/2021 em 23:48
    Permalink

    Hello! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 4!
    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to
    all your posts! Keep up the fantastic work! quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest
    bars

  • 12/09/2021 em 11:02
    Permalink

    Today, I went to the beach with my kids. I found a sea
    shell and gave it to my 4 year old daughter and
    said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She placed the shell to her ear and screamed.
    There was a hermit crab inside and it pinched her ear. She never wants to go back!
    LoL I know this is completely off topic but I had to tell someone!
    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • 25/10/2021 em 08:52
    Permalink

    Wonderful beat ! I would like to apprentice even as you amend your
    web site, how can i subscribe for a blog site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit familiar of this your broadcast offered shiny transparent
    idea

  • 26/10/2021 em 09:54
    Permalink

    What i don’t understood is in reality how you’re now not really much more smartly-liked than you may be right now.
    You are so intelligent. You realize thus considerably with regards
    to this matter, produced me in my opinion consider it from numerous various
    angles. Its like women and men aren’t fascinated except it
    is one thing to accomplish with Lady gaga! Your personal stuffs nice.
    All the time take care of it up!

  • 15/11/2021 em 04:56
    Permalink

    Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely helpful info specifically the last part 🙂 I care for such
    info much. I was seeking this certain info for a very long time.
    Thank you and best of luck.

  • 25/11/2021 em 11:58
    Permalink

    It’s in fact very difficult in this active life to listen news on Television, thus I only
    use web for that reason, and obtain the most up-to-date information.

  • 06/12/2021 em 04:03
    Permalink

    It’s an amazing article designed for all the online people; they will obtain advantage from it I am sure.

  • 01/01/2022 em 12:10
    Permalink

    Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you!
    By the way, how can we communicate?

  • 20/03/2022 em 16:50
    Permalink

    Wow, this article is nice, my sister is analyzing such things, thus I am going to convey her.

  • 05/04/2022 em 23:50
    Permalink

    With havin so much written content do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My blog has a lot
    of unique content I’ve either created myself or outsourced
    but it appears a lot of it is popping it up all
    over the internet without my agreement. Do you know any methods to help protect against
    content from being stolen? I’d certainly appreciate it.

  • 06/04/2022 em 08:14
    Permalink

    Aw, this was a really nice post. Taking a few minutes
    and actual effort to generate a great article… but
    what can I say… I hesitate a whole lot and never seem to get nearly anything done.

  • 07/04/2022 em 00:59
    Permalink

    I do not know if it’s just me or if everyone else encountering problems
    with your site. It appears like some of the
    written text in your posts are running off the screen. Can somebody else please
    comment and let me know if this is happening to them as well?
    This could be a problem with my web browser because I’ve had this happen before.
    Kudos

  • 10/04/2022 em 14:35
    Permalink

    Hmm is anyone else encountering problems with the pictures on this blog loading?
    I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any suggestions would be greatly appreciated.

  • 10/05/2022 em 05:20
    Permalink

    Today, I went to the beachfront with my children. I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter and
    said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put the shell to
    her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it pinched
    her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic
    but I had to tell someone!

  • 11/05/2022 em 17:42
    Permalink

    Heya i am for the first time here. I found this board and
    I to find It truly useful & it helped me out much.
    I am hoping to offer something again and help others like you aided me.

  • 16/05/2022 em 07:27
    Permalink

    Why viewers still use to read news papers when in this technological globe the whole thing is existing on web?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.