Atlas Eletrodomésticos e UTFPR incentivam alunos a desenvolver projetos para a região de Pato Branco

Projeto de extensão conecta meio acadêmico ao mercado de trabalho.

Os acadêmicos de graduação e pós-graduação de todos os Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná terão até este domingo (11/4) para se inscreverem no Desafio Atlas Eletrodomésticos – UTFPR. O objetivo da ação é criar oportunidades de aprendizado aos estudantes em práticas relacionadas ao setor industrial, bem como contribuir com a formação técnica e intelectual dos participantes.

De acordo com o coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Atlas Eletrodomésticos, Henrique de Gaspari, a ideia surgiu da intenção de auxiliar os alunos na escolha dos temas de seus trabalhos de conclusão de curso, de forma que estes solucionem situações reais ligadas ao ambiente industrial contribuindo ainda, com o desenvolvimento da região. “A UTFPR nasceu a partir de escolas técnicas, por isso, esta ligação entre prática e indústria é muito importante. Por meio deste projeto, incentivamos a articulação entre a instituição de Ensino Superior e a Atlas. Uma das ideias do Desafio é ter acesso ao potencial dos profissionais trazendo-os para a empresa como estagiários ou colaboradores, além de ter uma relação mais próxima com os professores”, destaca.

Gaspari enfatiza que o Projeto propicia ao aluno adquirir ainda mais conhecimento. “Na primeira edição, tivemos resultados muito satisfatórios”, afirma. Ele conta que, dos três projetos selecionados, um deles foi implantado em um processo de avaliação e os outros dois entraram em especificações de equipamentos que melhor se adequavam às necessidades da Atlas. Agora, eles estão em fase de análises de investimentos para definição do cronograma de implantação. “É bem interessante observar um trabalho acadêmico ganhando forma dentro de uma indústria”, diz. “Através de informações dos professores, soubemos que os alunos que participaram mudaram muito o interesse no curso”, concluiu.

A inscrição da equipe para o Projeto de Extensão Acadêmica deverá ser feita pelo líder na página do evento pelo link: https://www.even3.com.br/desafioatlas2 e a Atlas disponibilizará uma bolsa para cada acadêmico integrante das equipes selecionadas para o desenvolvimento da proposta. A bolsa será no valor de R$ 500 para os acadêmicos de graduação e R$ 700 para os acadêmicos de pós-graduação pelo período de maio a novembro de 2021. Podem participar todos os acadêmicos de todos os cursos de graduação e pós-graduação de todos os campus da UTFPR. “Os alunos não precisam ser apenas de engenharia, a ideia é termos grupos multidisciplinares”, acrescentou Henrique.

O cronograma de aplicação dos trabalhos segue até dezembro deste ano e as propostas desenvolvidas durante a ação poderão se transformar em projeto de conclusão de curso (TCC), estágio obrigatório supervisionado ou em projeto de pesquisa (nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado). “Não há apenas um vencedor! O desafio acontece na fase inicial, quando várias equipes podem se inscrever e selecionamos apenas uma proposta por projeto. As equipes que seguem com o desenvolvimento não competem entre si”, encerra Gaspari.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.