Atendimento no campo facilita a vida dos criadores de cavalos

Assistência é feita na propriedade rural, inclusive nos fins de semana e feriados; serviço ajuda animais e tutores, que não precisam se deslocar até a cidade

Os criadores de cavalos precisam ficar atentos à saúde, ao comportamento dos animais e às doenças mais comuns que rondam os pastos. Ao verificar condutas estranhas à rotina diária, a melhor alternativa é buscar ajuda de um médico veterinário.

A boa notícia é que o atendimento aos equinos já pode ser feito diretamente nas propriedades rurais de todo Paraná, em qualquer dia do ano – inclusive nos fins de semana. O serviço é feito pela equipe do hospital veterinário especializado em grandes animais do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão (PR).

“Essa flexibilidade de ir ao local em qualquer data traz comodidade aos animais e seus donos, que não precisam se deslocar do campo para a cidade. Assim, eles economizam tempo e ganham em rapidez nos tratamentos”, explica o doutor em Ciência Animal e professor do curso de Medicina Veterinária do Integrado, Filipe Corrêa Pacheco.

Rebanho nacional

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 6 milhões de cavalos. Entre as raças mais conhecidas estão o Mangalarga, Crioulo, Pantaneiro, Campolina, Quarto de Milha, Nordestino, Árabe, Andaluz, Puro Sangue Inglês, Marajoara, Campeiro, Bretão, Percheron, Morgan e Pônei.

A equideocultura é explorada em todo o território nacional, movimenta quase R$ 16 bilhões anuais e responde por mais de 600 mil empregos diretos. Os animais são utilizados no desenvolvimento das mais diversas atividades agropecuárias, militares, no lazer, na medicina – como a equoterapia – e em competições esportivas como corridas, hipismo, turfe e equitação.

Cuidados variados

O atendimento na área rural também permite que os criadores adequem suas agendas e compromissos profissionais. Porém, casos emergenciais devem ser direcionados ao centro veterinário, que fica na região Noroeste do Paraná.

“Todo mês atendemos cerca de 60 casos clínicos e recebemos animais de criação ou de práticas esportivas vindos de todos os estados do Brasil”, ressalta Pacheco. Entre os procedimentos mais comuns estão as cirurgias abdominais e variadas, que precisam de agilidade nos procedimentos.

O local também realiza práticas odontológicas, exames de raio-x, ultrassom, endoscopia, termografia, aplicação de vacinas e medicamentos e o Vet Check – também conhecido por Exame de Compra, que fornece ao negociante informações que atestam a saúde animal.

“Estudos de quadros clínico-patológicos, manejo de feridas, estabilização de fraturas, cólicas, parto distócico, intoxicações, acidentes ofídicos, afecções do casco e outras doenças gástricas também são tratadas neste local. Assim, os criadores não precisam sair do Paraná para cuidar do seu rebanho”, complementa o doutor em Ciência Animal.

Doenças comuns

Entre as enfermidades mais comuns nos equinos e que tiram o sono dos criadores estão as “temidas cólicas” – uma desordem do sistema digestivo, que afeta o desempenho dos animais e pode levar à morte. Entre os sintomas estão a inquietação, a sudorese, patas esticadas e o deitar e rolar com frequência.

Distúrbios ligados a problemas odontológicos também são bem comuns aos equinos. Por isso, a chamada profilaxia dentária (procedimento odontológico de correção) é fundamental para manter a qualidade de vida e o alto desempenho dos animais que participam de competições esportivas.

Outras doenças que podem acometer os cavalos são as hemoparasitoses, como a Babesiose e Theileriose. Transmitidas por carrapatos, elas podem gerar o quadro denominado piroplasmose nos equinos que tem sintomas como anorexia, pelos arrepiados, taquicardia, taquipneia, redução dos movimentos ruminais, entre outros.

“Existem muitas doenças que podem atingir os equinos e prejudicar a saúde deles. Por isso, é fundamental que os donos ou tutores estejam atentos ao comportamento de seus cavalos e peçam ajuda especializada o quanto antes, pois a demora nos cuidados pode levar à morte do animal”, destaca Filipe Corrêa Pacheco.

Serviço

O quê: Atendimento em equinos, realizado pela equipe do Centro Veterinário Integrado

Onde fica: Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Jardim Batel II, Campo Mourão (PR)

Serviços que realiza: Na área rural, em qualquer dia e cidade do Paraná: consultas, exames, análises clínicas, práticas odontológicas; No Centro Veterinário Integrado: emergência 24 horas, cirurgias variadas, ultrassom, endoscopia, termografia, aplicação de vacinas e medicamentos, Vet Check

Informações em horário comercial: tel. 44-3518-2559 ou 44-99926-0893 WhatsApp

Plantão 24 horas: tel. 44-99940-9928 e 44-99999-6112