“Dia D” de vacinação acontece neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Moreira Sales, realiza entre os dias 01 e 29 de outubro, a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos, além de adultos. Essa é a oportunidade que os pais terão para atualizar em um único dia, a Caderneta de Vacinação de seus filhos. Ao todo, 18 vacinas serão disponibilizadas para toda a população.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Segundo a coordenadora de vacinas do município, Nathalie Fusco, o coronavírus alterou a rotina de todos e em razão da pandemia muitos pais deixaram de vacinar os seus filhos. “Estamos bem esperançosos com esta campanha e pedimos aos pais que procurem as unidades de saúde para colocar a vacinação em dia”, cita ela.
Neste sábado, dia 02 de outubro, será feito o ‘Dia D’ de mobilização nacional de multivacinação para que todos os municípios realizem mutirões para vacinação de crianças e adolescentes.
A Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da imunização como uma forma de garantir o controle e eliminação das doenças imunopreveníveis.
Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes, entre elas,
BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada);Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV).
Também são oferecidas vacinas para Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela, pneumocócica 23-valente (Pncc 23), indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade.
Já para adolescentes, serão disponibilizadas as seguintes vacinas: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada); Pneumocócica 23-valente (Pncc 23) vacina indicada para população indígena.