A importância do monitoramento de casos suspeitos e positivos de Covid-19 na Atenção Primária a Saúde

O monitoramento de pessoas com síndrome gripal e Covid-19 positivos, é uma estratégia desenvolvida na Atenção Primária à Saúde, que objetiva o acompanhamento e assistência a pacientes durante o período de isolamento.

No município de Goioerê, o monitoramento é realizado desde o início da pandemia, em março de 2020, totalizando 846 monitorados até o momento.

Os monitoramentos são realizados pela equipe multiprofissional dos postos de saúde, via telefone ou presencial, inclusive aos finais de semana e feriados por enfermeiras.

O contato com os pacientes em isolamento domiciliar ocorre uma vez ao dia, e além de orientações, são realizados questionamentos quanto à presença de sintomas ou queixas, como por exemplo, presença de febre, tosse, falta de ar, entre outros, de acordo com protocolos ministeriais.

Além dos monitoramentos, na Atenção Primária à Saúde, são garantidos aos casos suspeitos, consultas médicas, visitas domiciliares, coleta de exames conforme protocolos, além de outros exames.

Os pacientes também contam com o Disque Saúde, que é uma ferramenta da Atenção Primária, destinada à orientações e dúvidas da população.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário