ATENÇÃO URGENTE: golpe finge ser Datafolha para clonar WhatsApp

Aproveitando-se da pandemia, uma quadrilha que se identifica como pesquisadores do Datafolha, está aplicando um golpe para roubar a conta de WhatsApp das pessoas contatadas.

Um áudio que viralizou na Internet, informa que os criminosos enviam um questionamento sobre a Covid-19 por WhatsApp, se passando pelo Datafolha.

“A pessoa pergunta sobre covid, se alguém da família teve sintomas. A linguagem é bem técnica e ao final ele diz, que para confirmar sua pesquisa, foi enviado para o seu celular via SMS seis dígitos. Aí ele diz, você pode me informar por favor?' Quando você informa, ele clona seu WhatsApp”, diz o áudio.

O código enviado para o celular da pessoa é na verdade o código de ativação de conta do WhatsApp da vítima —aqueles seis dígitos enviados ao aparelho durante o processo de instalação e autenticação do aplicativo de mensagens.

O WhatsApp só funciona em um aparelho telefônico por vez, além de ser espelhado pelo computador. Quando a pessoa tenta ativar em outro smartphone, o app vai enviar um código numérico por SMS e você tem que informar para completar a autenticação. Daí o login no telefone original é desfeito.

Com o código enviado por SMS em mãos, os criminosos conseguem ativar a conta de WhatsApp da vítima em outro aparelho. Divulgue este alerta e ajuda a evitar o golpe.

 

Deixe um comentário