Novos conselheiros tutelares tomam posse nesta terça-feira em Goioerê

Acontece nesta terça-feira, dia 9, às 18:30 horas, a solenidade de posse dos novos conselheiros tutelares de Goioerê, eleitos em outubro de 2023. A cerimônia será realizada no auditório da ACIG, com a presença de várias autoridades, amigos e familiares dos conselheiros.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A secretária de Assistência Social, Ivanilda Plaza, cita que além de serem submetidos a provas específicas sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente, bem como de conhecimentos gerais, os novos conselheiros também passaram por curso de capacitação.

“Após a eleição eles passaram por um curso de formação sobre o funcionamento do Conselho Tutelar e também sobre as atribuições dos conselheiros. Estão prontos para assumirem”, destaca Ivanilda.

O QUE É: – O Conselho Tulelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O órgão foi criado na década de 1990, quando foi estabelecido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

SIGA- NOS NO INSTAGRAM

Entre as atribuições dos conselheiros estão o atendimento e proteção das crianças e adolescentes, prestar aconselhamento aos pais e responsáveis e executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos.

“O conselheiro é aquele profissional que garante os direitos da criança e do adolescente em saúde, moradia, lazer, atenção e bem-estar. É papel dele identificar tais situações e encaminhar ao Ministério Público e às autoridades”, afirma a secretária.