Em Moreira Sales, Sanepar discute sistema de saneamento e novo marco regulatório

Em uma reunião estratégica realizada nesta terça-feira, vereadores de Moreira Sales conversaram demoradamente com a equipe regional da Sanepar de Campo Mourão, para discutir avanços no sistema de saneamento do município e também o cumprimento do marco regulatório.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito Rafael Maestá, do secretário Marcelo Marangoni, da gerente da Sanepar, Araceli Stela, Marcos Melniski (coordenador comercial) e Grazielly Carvalho (coordenadora industrial).

O principal objetivo da reunião foi alinhar estudos e estratégias para que o município possa atender às exigências do novo marco do saneamento, que estabelece metas ambiciosas para os próximos anos.

Um dos pontos centrais da conversa foi a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Moreira Sales, que atualmente cobre apenas 20% da cidade.

Com uma obra prestes a iniciar por meio de uma parceria urbana, esse índice deve dobrar, chegando a 40%. Até 2033, a previsão é alcançar, no mínimo, 90% de cobertura, meta imposta pela nova legislação federal.

Além disso, o encontro também abordou os quatro pilares do saneamento básico: abastecimento de água potável,

esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A reunião foi considerada produtiva e essencial para garantir que o município esteja alinhado com as exigências federais, garantindo qualidade de vida à população e sustentabilidade ambiental.

As lideranças locais reforçaram o compromisso em buscar soluções conjuntas para o desenvolvimento da infraestrutura sanitária de Moreira Sales.

WhatsApp