Novo Censo do IBGE atrasa no Paraná e instituto relata falta de recenseadores

O novo Censo que está sendo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está atrasado no Paraná e a culpa, segundo a direção do órgão, é a falta de recenseadores.

De acordo com a Divisão e Informações do IBGE, apenas 48% do número de trabalhadores esperado está atuando, o que equivale a cerca de cinco mil pessoas a menos.

Segundo o cronograma,o prazo para o término do levantamento era para o final de outubro, mas foi prorrogado para o término do mês de novembro.

De acordo com o departamento, alguns motivos levam aos trabalhadores a desistir das funções durante a realização da pesquisa, como o fato de o trabalho exigir muita rotatividade e a falta de adaptação.

Ainda segundo o departamento, como os recenseadores ganham por produtividade, ou seja, por pesquisa respondida, o salário não é fixo e não há uma média salarial exata.

atraso do IBGE no repasse do dinheiro recebido pelos trabalhadores ainda durante o treinamento, que houve no final de agosto deste ano, também pode ter colaborado para a ausência de recenseadores. Segundo a Divisão de Informações do instituto, isso pode ter colaborado para uma falta de confiança no IBGE.

Conforme o departamento, o número ideal de recenseadores seria de 10.500, mas que com 85% desse número seria possível fazer a realização do levantamento dentro do previsto.

Apesar de estar com quase metade do quadro esperado de trabalhadores, a Divisão de Informações afirmou que não está com nenhum processo seletivo para recenseador aberto no momento, mas que outros estão disponíveis no site do IBGE. (Fonte: Ricmais.)