Copacol obtém Selo Verde do Ministério da Agricultura

Destinado a empresas do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvam boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, o Selo Verde acaba de ser concedido à Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), pelo Ministério da Agricultura.

O reconhecimento é resultado de boas práticas de integridade adotadas pela Cooperativa, a exemplo do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, promovido pelo Instituto Ethos, com o compromisso voluntário assumido por empresas privadas e públicas, cujo objetivo é uni-las na promoção de um mercado mais íntegro e ético, bem como reduzir as diferentes práticas de corrupção. “O Selo Verde de Integridade chancelado pelo Ministério da Agricultura é a comprovação que a nossa Cooperativa atua de forma correta com todo o sistema produtivo: da origem até a comercialização. Os consumidores têm a certeza que os produtos são de alta qualidade e que temos a integridade entre nossos requisitos”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.

O Selo Verde é concedido após um rigoroso processo de habilitação, avaliação e aprovação pelo Ministério da Agricultura, por meio de um Comitê Gestor composto por várias entidades, entre elas Confederação da Agricultura e Pecuária, Organização das Cooperativas Brasileiras, Controladoria-Geral da União e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A Copacol possui diversas normativas relacionadas a conformidade, com destaque a Política de Compliance, com o objetivo de prevenir e identificar condutas que não estejam em conformidade com as leis, regulamentos, normas e procedimentos internos.

“Sustentabilidade é uma necessidade a qualquer empresa que vise estar no mercado. A empresa que zela e demonstra adotar boas práticas de sustentabilidade, seguramente, tem credibilidade em um mercado altamente competitivo. Nossa Cooperativa, ao longo de sua história, sempre protagonizou ações de sustentabilidade aos seus negócios. Esse reconhecimento agrega valor à marca Copacol e externa ao nosso público o compromisso com a integridade em todos os processos”, afirma o gerente de Auditoria Interna e Compliance, Moisés Machado Alves.