Detentas da cadeia pública fizeram provas do Enceja em Goioerê

Respeitando todos os protocolos de segurança, a Cadeia Pública de Goioerê, aplicou entre os dias 18 e 19 deste mês, a prova do Enceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. No total 15 presas fizeram a prova.

O exame é a oportunidade para que todo jovem ou adulto que não concluiu as etapas escolares na idade certa possa obter o diploma do Ensino Fundamental ou Médio e dar continuidade em sua vida escolar.

De acordo com a policial penal e presidente do Conselho da Comunidade de Goioerê, Janaína Montenegro, o  projeto só foi realizado, devido ao término da construção de uma sala multiuso na unidade feminina, que ainda não foi inaugurada oficialmente.

Ainda segundo Janaína, a construção da sala se deu em uma feliz parceria entre o Conselho da Comunidade e DEPPEN, com apoio do Poder Judiciário e Ministério Público da Comarca. “Graças a Deus, uma conquista importante e que começa a apresentar resultados”, disse.

A presidente do Conselho cita ainda que os colaboradores da Fundação Getúlio Vargas não economizaram elogios aos procedimentos realizados pela equipe da unidade e ao comportamento exemplar das detentas com 100% de adesão nos quatro períodos em que as provas se sucederam. “Trata-se da efetivação dos direitos garantidos na LEP, visando a reinserção social das detentas”, assevera Janaína.

 SOBRE O ENCCEJA: – As provas do Encceja têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

Para ser aprovado é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento do Encceja e obter nota igual ou superior a 5 pontos na prova de redação.