Conselheiros tutelares tomam posse e iniciam novo mandato em Goioerê

Começou o novo mandato dos conselheiros tutelares de Goioerê, para a gestão dos próximos quatro anos. A cerimônia de posse aconteceu na noite desta terça-feira, dia 09, no auditório da ACIG e contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito Betinho Lima, a secretária de Assistência Social, Ivanilda Plaza e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Silvia Corpa.

Durante sua fala, o prefeito Betinho destacou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na proteção das crianças e adolescentes. “São pessoas capacitadas e preparadas para a função. Meus parabéns e sucesso a todos vocês”, destacou o prefeito, acrescentando que eles possam, com muita responsabilidade e dedicação, fazer o seu melhor.

A secretária de Assistência Social, Ivanilda Plaza, cita que além de serem submetidos a provas específicas sobre a política de atendimento à criança e ao adolescente, bem como de conhecimentos gerais, os novos conselheiros também passaram por curso de capacitação. “Sim, estão todos capacitados, pois passaram por um curso de formação sobre o funcionamento do Conselho Tutelar e também sobre as atribuições dos conselheiros”, disse.

AUTORIDADES: – Entre as autoridades presentes no evento, destaques para a participação do Juiz de Direito, Crhistian Martins, do Promotor de Justiça Rogério Rudinik Neto, da delegada de Polícia Civil, Lorena do Nascimento e ainda do subcomandante da 2ª CIA da Polícia Militar, Tenente Fernando Moreira.

O QUE É: – O Conselho Tulelar é um órgão inovador na sociedade brasileira, com a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O órgão foi criado na década de 1990, quando foi estabelecido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Entre as atribuições dos conselheiros estão o atendimento e proteção das crianças e adolescentes, prestar aconselhamento aos pais e responsáveis e executar decisões para a prevenção de problemas e violação de direitos.