Unespar comemora 50 anos do Campus de Campo Mourão com várias atividades

Na última quinta-feira, dia 10, no Teatro Municipal, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), realizou o encerramento das atividades comemorativas aos 50 anos de existência do Campus de Campo Mourão. A atividade aconteceu numa parceria entre Unespar e Fundação Cultural, vinculada à Secretaria Especial de Cultura da Prefeitura Municipal.

O ciclo de eventos, que teve início no último mês de maio com o lançamento da obra “Movimentos”, da artista plástica Dani Queiroz, no Hall do Anfiteatro, compreendeu espetáculos e apresentações musicais no Palco Livre, bem como palestras diversas nos variados espaços da Instituição.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas, do Diretor Geral do campus de Campo Mourão, Dr. João Marcos Borges Avelar, além da Vice-Diretora Me. Céres Ribas e convidados. Também participaram do evento ex-diretores e professores aposentados, diretores do Centros de Área, coordenadores de cursos, docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como agentes universitários do Campus.

Na ocasião, também foi realizada a leitura de cartas abertas enviadas pelos deputados federais Ênio Verri, Rubens Bueno e Zeca Dirceu, justificando a ausência ao passo que cumprimentaram os representantes da atual gestão, a comunidade acadêmica e externa, bem como celebraram a trajetória da Instituição.

No decorrer da solenidade, o Dr. Mário Cândido de Athayde Júnior também parabenizou a atuação do Campus de Campo Mourão, destacando a importância da Fecilcam no processo de transição para Unespar, além de discorrer brevemente sobre sua passagem pelo Campus quando atuou como docente no colegiado de Letras, e Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Unespar (2013-2016).

Nesse caminho, a Magnifica reitora, Dra. Salete Machado Sirino também parabenizou o Campus pela organização do evento, além de todo trabalho desempenhado até aqui. O Diretor Geral, Dr. João Marcos Borges Avelar seguiu relembrando a jornada da Instituição, de Fundescam à Facilcam, até que a mesma conquistasse a estadualização, tornando-se Fecilcam e, por fim, em 2013, Unespar.

A Vice-Diretora Geral ainda promoveu uma fala rememorando os ex-diretores e datas de gestão respectivamente. Na oportunidade, também fez os agradecimentos aos membros da comissão organizadora dos eventos alusivos aos 50 anos.

Em nome dos ex-diretores de Campus, a Dra. Sinclair Pozza Casemiro, que foi Diretora e Vice-Diretora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) e atualmente ocupa a cadeira de número 14 da Academia Morãouense de Letras (AML), também fez um discurso embargado pelas lágrimas, relembrando a trajetória da Fundação até a conquista da estadualização, além de conquistas e adversidades no caminho como o processo de implementação dos cursos de mestrado na Instituição. Encerrou a fala frisando o papel crucial que desempenha a universidade na produção de conhecimento teórico-científico, fazendo menção a nomes como Nicolau Copérnico e Giordano Bruno.

Para marcar o encerramento da solenidade, aconteceu o concerto musical da Big Belas Band, da Unespar, campus de Curitiba I – Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), formada por alunos e ex-alunos de seus diversos cursos. O repertório da banda concentra-se em músicas brasileiras (bossa-nova, sambas e outros), músicas internacionais (jazz e blues).

A História do Campus de Campo Mourão: Em 24 de agosto de 1972, e a Fundação de Ensino Superior de Campo Mourão (Fundescam) é criada, por meio da Lei Municipal n. 26/72. Seis anos depois, em 24 de abril de 1978, torna-se a Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Facilcam). Passado o período de nove anos, permeado por lutas coletivas, em 15 de janeiro de 1987, por intermédio da Lei Estadual n. 8.465, a estadualização é alcançada, e passa-se à Fecilcam. Já em 2013, passados vinte e seis anos, na data de 12 de junho, o Campus de Campo Mourão se estabelece como um dos sete campi ligados à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), dando início a uma trajetória rumo a novos universos.

Passam-se cinquenta anos desde os primeiros suspiros de uma Fundação, e o engatinhar de uma Faculdade, para o caminhar da Universidade. Sob essas estruturas, o conhecimento, em suas diversas áreas, tem se misturado ao cotidiano de cada um e de cada uma. Contudo, paredes sozinhas não contam histórias, elas são contadas por pessoas. No ano em que o Campus de Campo Mourão celebra suas Bodas de Ouro, cumprimentamos aqueles(as) que têm contribuído para o fortalecimento da história da Instituição, ao passo que saudamos a memória dos(as) que já se foram.

Atualmente, conta-se com dez cursos de graduação, entre eles, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo. Em relação à pós-graduação stricto sensu, a unidade oferece 5 cursos de mestrado, entre eles, Mestrado Acadêmico Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), Mestrado em História Pública (PPHGP), Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática (PRPGEM), Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Já em relação à pós-graduação lato sensu, a Instituição conta com uma especialização em Aprendizagem e Desenvolvimento nos anos iniciais da Educação Básica, além do MBA em Melhorias e Otimização da Produção e Operações.

No que diz respeito às atividades ligadas à cultura e extensão, o Campus de Campo Mourão conta com aproximadamente 48 projetos/programas de extensão em andamento, nas diversas áreas do conhecimento,  Entre eles, podem ser citados o Hotel Tecnológico (HT), Cinespar, Cine-Educação, Palco Livre, Curso de Matemática Básica, Educação Ambiental, Festival Universitário de Música, entre outros. Ao todo, são 102 projetos de pesquisa vigentes, coordenados por professores mestres ou doutores, e 17 grupos de pesquisa – registrados e atualizados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),os quais podem ser citados: o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura, o Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática etc.

Dessa maneira, a Unespar, campus de Campo Mourão orgulha-se em constatar que, desde 1972, promove ensino, pesquisa e extensão, gratuita e de qualidade à população, tanto local quanto regional.