Duas cidades da Comarca terão Caminhadas da Natureza este ano

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR – divulgou nesta semana, a relação das cidades da região, que estão na rota do programa ‘Caminhadas da Natureza’ de 2022. Da Comarca, Goioerê, que é o município sede e Rancho Alegre D’Oeste, aparecem confirmados. Ao todo, 20 cidades estarão realizando o evento este ano.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

A primeira cidade a receber o evento, será Barboza Ferraz, cuja caminhada está marcada para acontecer no dia 13 de março. Uma semana depois, no dia 20, o evento acontece em Campina da Lagoa. Em Campo Mourão, cidade sede da região, o evento será no dia 1º de maio.
Na Comarca, o evento será realizado primeiro na cidade de Rancho Alegre D’Oeste, cuja programação está prevista para acontecer no dia 4 de setembro. Já em Goioerê, a caminhada será no dia 4 de dezembro, fechando o calendário desse evento na região.
Importante destacar, que em setembro do ano passado, após um ano e meio interrompida por conta da pandemia da Covid-19, as caminhadas foram retomadas com um rígido protocolo sanitário para evitar o contágio pelo coronavírus.
De acordo com Jairo Quadros, do IDR de Campo Mourão, as Caminhadas da Natureza deram um grande impulso à atividade turística no meio rural. Em 2019, quando o Coronavírus ainda não tinha chegado ao Brasil, cerca de 70 mil pessoas percorreram os 159 circuitos oficiais de turismo rural no estado, movimentando a economia de diversas comunidades.
Em março de 2020, com o agravamento da pandemia, as caminhadas foram paralisadas. Terezinha Busanello, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR, diz que logo no início da pandemia muitas propriedades tiveram que evitar a entrada de turistas. “Com isso as famílias perderam uma importante fonte de renda, já que os participantes das caminhadas consumiam produtos nas propriedades ao longo do percurso”, disse ela.
Para este ano as perspectivas são outras e apesar da pandemia, existem um sentimento de otimismo de que as caminhadas serão realizadas com sucesso.