Curso de Física Médica terá aula inaugural na segunda-feira, dia 9

Muita expectativa para a aula inaugural do curso de Física Médica, agendada para acontecer nesta segunda-feira, dia 9. A aula inaugural faz parte da programação em comemoração aos 66 anos de Goioerê e os 30 anos do Campus Regional da UEM – Universidade Estadual de Maringá – na cidade.
Para o evento, está confirmada a presença do prefeito Betinho Lima, que muito se esforçou para conquista o curso que é inédito no Paraná, bem como do Reitor da UEM, professor Júlio Damasceno, vereadores, prefeitos da região e outras autoridades.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Goioerê será a primeira cidade do Paraná a formar físicos médicos, profissionais aptos a exercer uma das profissões do futuro. A habilitação com nome e sobrenome conhecidos pela população, interage com a medicina e com os setores específicos da área, como radioterapia para oncologia, além de propor ensino técnico para manipular novas tecnologias (robótica e laser) e equipamentos para diagnósticos e cirurgias.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior, cita que o curso é um presente de 30 anos para o Campus de Goioerê e está incorporado na diretriz estadual de regionalização da saúde, do ensino e da pesquisa, com a valorização e modernização de polos microrregionais.
A expectativa para o 18º curso dessa carreira do País é atender um mercado de medicina cada vez mais tecnológico, formar profissionais para atender um déficit de três mil vagas apenas no Brasil e atrair estudantes de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo – os dois primeiros não contam com essa graduação.
“O Paraná tem um corpo universitário muito forte, regionalizado, e precisávamos integrar ele cada vez mais ao dia a dia das empresas, da inovação e dos municípios. É o que se chama de Tríplice Hélice, Governo-Universidades-Empresas. Essa união aumenta as chances de inserção dos jovens no mercado de trabalho, facilita o acesso da pesquisa à prática e fortalece o desenvolvimento de municípios do Interior”, afirma o governador.
Segundo o superintendente de Ciência e Tecnologia do Paraná, Aldo Bona, são apenas 17 cursos similares no Brasil, o mais antigo surgiu em 2000, sendo seis em São Paulo, quatro no Rio Grande do Sul, dois no Rio de Janeiro, dois em Minas Gerais, um em Brasília, um em Goiás e um em Sergipe.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima em quatro mil físicos médicos a necessidade de ocupação no sistema de saúde brasileiro, mas estimativas de professores da UEM indicam que só existem mil profissionais com formação nessa área.
“Goioerê entra na rota desses profissionais, desse caminho de alto nível de inovação tecnológica. O objetivo do curso é oferecer uma formação sólida tanto na forma teórica como na aplicada, além de incentivar a utilização de novos recursos e novas tecnologias”, afirma Julio Damasceno, reitor da UEM.
Gilson Croscato, diretor do Campus Regional, diz que um dos objetivos do curso, é atrair profissionais de diversos municípios de um raio de mil quilômetros entre Santa Catarina e o Mato Grosso do Sul e mantê-los em atuação no Interior do Paraná. “Queremos fazer com que os futuros profissionais fiquem aqui, não precisem se deslocar, e que o curso ajude a fortalecer a microrregião na pesquisa e o desenvolvimento de novos negócios”, cita ele.