Rancho Alegre participa do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos

O município de Rancho Alegre D’Oeste, esteve presente no Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, organizada pelo Grupo R-20.

O evento, realizado em Curitiba, na última terça-feira, teve como objetivo, proporcionar aos municípios, debateram iniciativas que estão sendo implementadas, além de possibilitar a troca de experiências e informações sobre a gestão de resíduos sólidos.

Milton Mello, do Departamento de Planejamento da Prefeitura de Rancho Alegre D’Oeste, cita que o evento foi dos mais importantes. “Importante demais, pois visou abrir espaço para que juntos, os municípios busquem realizar uma gestão integrada da Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como das leis estaduais que tratam do tem”, disse.

Ainda de acordo Melo, que esteve no evento com o colega Lucas Barbieri, a participação no Grupo R-20 faz muita diferença para os municípios, porque há uma troca de experiências e informações entre os gestores públicos. “Na verdade é a oportunidade de unir diversas entidades e empresas privadas, que atuam no setor para se buscar soluções existentes para os problemas do momento”, frisou.

Entre os assuntos debatidos no evento, a importância da educação ambiental; coleta seletiva e inclusão social de catadores; logística reversa e responsabilidade compartilhada; pesquisa, ensino e extensão; disposição final de rejeitos e consórcios, além da gestão dos resíduos de isopor. Também foi debatido o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e seus reflexos nos planos municipais; e a compostagem doméstica.

O Grupo R-20 é composto por representantes dos 399 municípios e Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, que compõem as 20 regiões definidas no Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Cada município e consórcio indicam um representante titular e respectivo suplente.

Na reunião foram votados importantes pautas que serão implementadas em cada município, com o apoio e fiscalização do MPPR, IAT e SEDEST.

O apoio e incentivo do prefeito Cássio Zanuto, de Rancho Alegre D’ Oeste, estão contribuindo que o município se alinha com as recomendações e se aproxime dos órgãos  estaduais e federais.