Janiópolis: saúde agenda atendimento especial para homens no Agosto Azul

O mês de agosto é voltado à realização de ações de promoção à saúde do homem. E com o objetivo de facilitar e motivar os homens a procurarem os serviços de saúde para a realização de exames de rotina e preventivos, a Prefeitura de Janiópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma programação especial para este mês.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

As ações começam nesta sexta-feira, dia 13 e seguem até sábado, dia 14, com a saúde ofertando consulta com urologista e outros exames. “A gente já tem um grupo de homens programados para os atendimentos”, diz nota da Secretaria de Saúde.

A secretária Mônica Souza, que está de férias, cita que a prevenção ainda é o melhor remédio e que este mês será dedicado para o público masculino possa buscar atendimento. “É importante que os homens procurem a saúde e façam os exames preventivos. A prevenção ainda é o melhor remédio”, diz ela.

ALERTA: Homens a partir dos 45 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos e assintomáticos, a recomendação também é consultar um médico, pois somente ele pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização dos exames.

Alguns sintomas podem mostrar alterações do sistema reprodutor, principalmente na próstata. São eles: dificuldade para urinar; necessidade de urinar mais vezes (principalmente à noite); urgência para urinar; dificuldade para iniciar ou parar o fluxo urinário; jato urinário fraco, reduzido ou interrompido; sensação de esvaziamento.

SAÚDE É UMA ESCOLHA: – Segundo o Ministério da Saúde, cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo é o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Pesquisas revelam que os homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres.

PREVENÇÃO: – A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens.

É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados, são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável. Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão.