Casos de dengue estão reduzidos, mas ações são intensificadas em Janiópolis

Apesar de a situação estar controlada, a Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis, através da Vigilância Sanitária, vem reforçando as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.

De acordo com o coordenador do setor no município, Paulo Dioni, as ações não param, com agentes de endemias trabalhando diariamente para manter a cidade sem infestação do mosquito e sem transmissão da doença.

A secretária de Saúde, Mônica Souza, cita que o município vive um período de tranquilidade, mas que isso não significa que a comunidade deve cruzar os braços e relaxar. “Pelo contrário, os cuidados devem ser mantidos, pois só assim seguiremos sem casos de dengue no município”, explicou.

A secretária cita ainda, que o trabalho dos agentes de endemias tem sido importante na fiscalização e contato com os moradores. “Nas visitas, os agentes fiscalizam, mas também orientam e isso tem ajudando e muito no controle e prevenção à doença”, disse.

CUIDADOS: Entre os cuidados destacados pela saúde, estão não deixar água parada, manter caixas de água fechados; lavar com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; remover galhos e folhas de calhas; colocar areia até a borda de pratinhos de vasos ou lavá-los semanalmente; bem como trocar a água dos vasos e plantas aquáticas semanalmente, entre outros.

TAMPAR RALOS:  Outra dica importante para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, é tapar os ralos dos banheiros, bem como manter a bandeja do ar condicionado limpa e usar lonas para cobrir materiais de construção.