Senai-PR: cursos de curta duração são alternativa  para reciclar conhecimentos

Pesquisa feita pelo Observatório Nacional da Indústria aponta que setor industrial vai demandar mais de 480 mil novos profissional que buscam aperfeiçoamento e qualificação até 2025. No Senai Paraná, os cursos rápidos, como também são conhecidos, estão disponíveis para todas as pessoas que já concluíram ou estão concluindo a Educação Básica.

Eles estão divididos em qualificação, ideal para quem quer aprender novas habilidades ou iniciar uma carreira rapidamente, e aperfeiçoamento profissional, voltado para quem deseja ampliar conhecimentos, dominar novas técnicas e evoluir na profissão.

Em termos de reconhecimento e empregabilidade, sete em cada dez alunos com formação no Senai estão empregados, segundo dados da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2019/2021, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No Paraná, uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e executada pela Paraná Pesquisas, em 2020, revelou que 62% dos alunos matriculados no Senai Paraná consegue um emprego em até 6 meses. Além disso, têm 50% mais chances de trabalho com carteira assinada e as oportunidades de promoção também são maiores: 34%. Afinal, além de ser referência em formação profissional para a indústria, a instituição é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.