Semeadura da soja chega 11% na região da Copacol

A forte estiagem que afeta o estado do Paraná já interfere na semeadura da cultura da soja nos municípios da área de atuação da Copacol. Até o momento o volume semeado não passa dos 11% do total da área a ser cultivada na safra 2021/2022.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

No ano passado até essa data 18% da área a ser cultiva já havia sido semeada, sendo que a médica histórica na Cooperativa para o plantio da oleaginosa para essa mesma época é 46%.

A maior área semeada até o momento, se concentra na mais nova Unidade da Copacol, em Bom Princípio, município de Toledo, onde 60% da área já foi semeada. Em seguida vem Central Santa Cruz com 31%, Unidade Melissa com 30%, Palmitolândia com 28%, Pérola e Conciolândia no Sudoeste com 25%, Cafelândia com 22% e Universo com 18%.

Por outro lado em muitas das unidades da Copacol a semeadura ainda não iniciou. Vale lembrar que esses números foram levantados pela área agrícola da Copacol nesta segunda-feira 27, por Unidade da Cooperativa e não por cidade, tendo em vista que tem municípios com mais de uma Unidade.

De acordo com o gerente técnico da Copacol, Tiago Madalosso, a falta de umidade no solo tem impossibilitado o plantio. “Temos uma previsão muito boa de chuva para o fim desta semana, o que caso se confirmar, tende a regularizar a semeadura na região. A soja é a grande aposta do nosso cooperado para produção de grãos na safra de verão. Motivados pelo bom momento que vive o mercado do grão, nesta safra praticamente 100% da área será cultivada com a soja”, destaca Tiago.