Saúde alerta sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

Por conta do período do ano, em que as chuvas são mais frequentes, a Secretaria de Saúde de Quarto Centenário está alertando a população, no sentido de que é necessário redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

De acordo com as informações, o mosquito se reproduz em locais e objetos com água parada, suja ou limpa. A reprodução é rápida e o remédio mais eficaz para evitar e combater a disseminação é a limpeza.
Diante disso, a orientação da prefeitura para manter o mosquito bem longe, é eliminar todos os potenciais criadouros, como por exemplo, pneus velhos, caixas d’água, calhas entupidas, vasos de plantas, fossas abertas entre outros que acumulem água.
O secretário Marcos Aurélio cita que várias ações são realizadas pela prefeitura para evitar a proliferação do mosquito, mas que é indispensável a colaboração da sociedade. “Se cada um fizer a sua parte, mantendo o quintal sempre limpo ficaremos livres do mosquito”, diz.
Ainda de acordo com o secretário, os cuidados no combate ao mosquito da dengue devem ser durante todo ano, mas principalmente no período de chuvas, pois aumenta o risco de proliferação, uma vez que com a água empoçada, os mosquitos depositam seus ovos e as lavras desenvolvem.
“Nós estamos pedindo o apoio da população, pois já registramos a primeira notificação de casos suspeito. Se todos colaborarem a gente vence essa guerra. Mas é preciso a participação e colaboração de todos”, destaca o secretário, agradecendo o bom trabalho dos agentes de endemias.