Perdas na indústria foram discutidas em encontro de cooperativas e entidades 

Demandas do setor avícola foram discutidas no encontro regional da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) com a participação de representantes de empresas do Oeste e Noroeste paranaense, em Cafelândia, onde foram recepcionadas pela Copacol.

As ações para o segundo semestre do ano foram apresentadas, bem como os avanços em pleitos importantes dos frigoríficos brasileiros, que reduzirão perdas nas indústrias, primando sempre pela qualidade dos produtos oferecidos pelas empresas.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Valter Pitol, diretor-presidente da Copacol, recepcionou os participantes e enalteceu a ação que une empresas em favor do setor. “É com esse espírito de cooperação que teremos avanços no setor avícola brasileiro. Precisamos nos unir para buscar soluções a demandas comuns e também proporcionar resultados satisfatórios, que impactam ao redor das nossas indústrias e no mundo, onde chegam nossos produtos”, afirma Pitol.

Entre as reivindicações debatidas no encontro está a reavaliação da Instrução Normativa 32/2010, que trata do padrão de umidade e proteína nos cortes de frango, que passa por um estudo realizado pela Embrapa, viabilizado por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Agricultura e a ABPA.

“Por meio desse levantamento científico haverá essa revisão dos padrões fisiológicos de água em corte de frango. Temos hipóteses de alteração fisiológica por conta das alterações genéticas, confirmadas pelos estudos. Esperamos que o Ministério, com esses dados, possa reavaliar a Instrução Normativa 32/2010”, explica a diretora técnica da ABPA, Sula Alves.

As empresas aguardam avanços no projeto de utilização do sistema de lavagem de carcaças – também alvo de estudos nas indústrias. “O efeito da remoção de contaminações visíveis, por meio de chuveiros, teve efeitos positivos no método, sem o comprometimento da qualidade, por isso, estamos otimistas”, complementa Sula.

UNIÃO: – Respeitando todos os protocolos de prevenção da Covid-19, os participantes ficaram a uma distância segura, utilizando máscaras, com álcool em gel disponível nas mesas. Maior entidade representativa do setor, a ABPA realiza com frequência encontros com as empresas em função da pandemia, muitos foram mantidos por meio de plataformas digitais.

O encontro presencial em Cafelândia foi um dos primeiros a ser realizado de maneira presencial, com restrição de público, para evitar aglomeração. “Com esse encontro regional aproximamos as empresas, unindo nossas ações.

A ABPA desenvolve um papel primordial: é nossa voz no Ministério. Estamos avançando no desenvolvimento de tecnologias, legislações e parâmetros que trarão desenvolvimento ao setor, reduzindo condenações, melhorando qualidade, segurança e padronização dos produtos”, ressalta Márcia Josiane Ferrari, presidente da Câmara de Tecnologia da ABPA, gerente de qualidade Copacol.

PARTICIPANTES: – Estiveram no encontro gerentes de qualidade da Lar, C.Vale, Friella, DIP, Bello, Avenorte, Levo, GT, Vibra, Cobb e Copacol.