Janiópolis: projeto de castração gratuita atendeu 312 animais

A prefeitura de Janiópolis, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou nesta semana, o mutirão de castração de cães e gatos. O projeto é desenvolvido pelo município através de parceria com o governo estadual.

De acordo com a secretária Luana Karoline Pereira, a  iniciativa é das mais importantes, pois entre outros objetivos, busca ajudar a controlar e reduzir a população de animais nas ruas.

Ela cita que durante o período em que os cães e gatos passaram pelo procedimento, os tutores receberam orientações para os cuidados com o pós-operatório. “Foi tudo feito de forma muito responsável”, disse.

O médico veterinário Gerson Vianna, que acompanhou a ação, destaca que o maior benefício da castração é evitar a reprodução, prevenindo a superpopulação de animais de rua. Além disso, a castração diminui a agitação e doenças no útero e na mama, como o câncer das fêmeas.

No total, segundo dados da prefeitura, foram castrados 312 animais, entre cães e gatos. O mutirão de castração foi feito com a participação de uma unidade móvel – Castramóvel – da empresa Patas de Ouro, da cidade de Sorocaba, Estado de São Paulo.

O convênio, para a realização do projeto, foi disponibilizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, através do deputado e secretário Márcio Nunes.

 

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário