Janiópolis: mulheres participam de caminhada sobre o Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Janiópolis realizou na manhã desta segunda-feira, dia 18, uma importante caminhada pelas ruas da cidade, visando divulgar a Campanha Outubro Rosa e ao mesmo tempo conscientizar sobre a importância da prevenção e realização do autoexame para as mulheres.

A secretária Mônica Souza comenta que a campanha é das mais importantes, especialmente para alertar as mulheres sobre o câncer de mama, que conforme ela, ainda é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo.

“Infelizmente essa é uma doença que tem matado muitas mulheres e o Outubro Rosa é uma campanha muito importante e que deve ser abraçada por toda a comunidade, pois estimula a prevenção e realização de exames”, diz ela.

A caminhada contou com a participação de profissionais da saúde local, mulheres da comunidade e representantes de entidades locais. “A todas as mulheres envolvidas e que estiveram conosco, nosso muito obrigado”, disse a secretária Mônica.

As camisetas usadas pelas participantes da caminhada foram doadas pela deputada estadual Maria Victória, que tem como representante no município o ex-vereador ‘Pé de Boi’.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, entidades públicas e privadas e sociedade civil organizada.

COLETA DE PREVENTIVO: – Durante toda a semana haverá coleta de preventivo, sempre das 8 às 11 horas e das 13 às 21 horas. Também haverá teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.