Desafio do Lixo: Janiópolis realizou ações na Semana do Meio Ambiente

O município de Janiópolis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio de servidores de vários departamentos da Prefeitura, realizou no último dia 14 de junho, uma importante ação para marcar a passagem do Dia do Meio Ambiente.
Chamado de “Desafio do Lixo”, o evento foi organizado pelo Instituto Água e Terra – órgão ligado à Sedest – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, com apoio das prefeituras, visando alertar sobre a importância do descarte correto do lixo.
Luana Pereira, diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, cita que o evento foi dos mais importantes, pois foi uma ação com o objetivo de conscientizar a população sobre os diferentes tipos de resíduos gerados no dia a dia e que muitas vezes estes resíduos são encontrados em locais inadequados, prejudicando a natureza.
Segundo Luana, dentro do ‘Desafio do Lixo’, a ação da Prefeitura de Janiópolos se concentrou na limpeza de uma área do município que sofre com o descarte irregular de resíduos sólidos, prejudicando o meio ambiente e a qualidade de vida da população.
“Quero agradecer a todos que estiveram envolvidos e dizer que se queremos ter um meio ambiente melhor, todos devem fazer a sua parte. Essa é uma questão séria e a gente precisa dessa conscientização”, citou.
Além de ser crime considerado por lei, o descarte irregular de resíduos sólidos, pode gerar multa e até detenção do infrator. “Quando ocorre esse tipo de descarte em estradas rurais, fundos de vale, bueiros e outros locais, além da poluição ambiental, o indivíduo contribui para a diminuição de renda das famílias que sobrevivem com o trabalho de reciclagem”, diz Luana.
Ela encerra dizendo que a Prefeitura do município realiza coleta de resíduos sólidos diariamente, não sendo necessário o descarte irregular nessas áreas. “Espero que cada um possa fazer sua parte, colaborando com o meio ambiente e com a limpeza do nosso município”, finalizou.

DIA C: – Neste sábado, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Sicredi, realiza uma espécie de ‘arrastão’ para a coleta de vidros. A ação fará parte das atividades do chamado Dia D – dia de cooperar.

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário