Copacol inspira colaboradores com casos de superação e inclusão

Os cuidados para evitar a transmissão do Coronavírus foram intensificados durante a 38ª edição da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) em 2020, na Copacol. Com o tema “A prevenção está em suas mãos”, a Cooperativa conscientizou os mais de 10 mil colaboradores sobre a importância de adotar ações de higiene que evitam a proliferação do vírus. Do dia 26 de novembro ao dia 3 de dezembro, o boneco do Covid-19 passou pelas diversas áreas da Cooperativa, reforçando a prevenção contra a doença. Simultaneamente foi realizada a 14ª edição do Programa Superação, que leva à reflexão sobre as diferenças entre os indivíduos, e trabalha a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Para compartilhar a história de superação, o palestrante Samuel Bortolin foi convidado pela Copacol para uma interação virtual entre os colaboradores. Ele nasceu com paralisia cerebral, e apesar das dificuldades trabalha dia a dia na realização de seus objetivos. Ele é a única pessoa no mundo, com o seu grau de deficiência, a completar um triatlhon e uma meia maratona. Além disso, ele é treinador comportamental, graduado em direito e educação física, com especialização em Nutrição Esportiva. “Acredito que não são as nossas condições que determinam o nosso destino, mas sim as decisões que tomamos, temos o poder de mudar a realidade que vivemos, e ter uma mentalidade positiva, colaborando também com nossa família e com nossos colegas, igualmente faz uma enorme diferença”, explica Samuel.

Durante a transmissão de uma hora, ele contou sobre suas experiências e também respondeu aos questionamentos dos colaboradores, possibilitando uma mudança na maneira de pensar e agir entre todos. Outra convidada foi Andrea Schwartz, que em 1997 se tornou cadeirante em função de uma malformação congênita na medula espinhal. Anos depois, ela definiu que teria como meta transformar o mundo em um lugar melhor a partir de um mercado de trabalho mais inclusivo e diverso, prestando consultoria especializada em inclusão e diversidade. Ano passado, Andrea foi eleita LinkedIn Top Voice pela rede social, que a colocou entre as pessoas mais influentes da plataforma. Andrea também interagiu com os colaboradores durante a transmissão virtual. “Acredito que a pluralidade é essencial dentro de uma organização, pois ela gera mais inovação, mais motivação, e em consequência contribui com o desenvolvimento da empresa. Acreditem em vocês, pois são capazes de tudo, não deixem que os “rótulos” os definam”, afirma Andrea.

INCLUSÃO E SUPERAÇÃO: – A supervisora de Desenvolvimento Organizacional, Vânia Elaine Granemann, explica que o evento faz parte do trabalho de prevenção de acidentes internos e de uma política inclusiva da Cooperativa, que oferece oportunidades para pessoas com deficiência. “Essas histórias de superação nos demonstram a necessidade da real inclusão e da importância de a liderança abraçar este tema. Nosso Programa de Inclusão, neste ano, deu passos significativos. Aprovamos a política de inclusão, criamos indicadores, metas e várias ações para intensificar a comunicação e o desenvolvimento deste público”, explica Granemann.

A Copacol atua fortemente com a inclusão, muito além das cotas estabelecidas. “Queremos que nosso ambiente de trabalho tenha a contribuição da diversidade, pois quanto mais competências diferentes tivermos, maiores serão nossos resultados. Temos muito a caminhar, queremos que estas pessoas tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e crescimento”, finaliza a supervisora de Desenvolvimento Organizacional.

 

Siga nossa página no facebook: facebook.com/gazetagoioere

E nosso Instagram: @gazetagoioere

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe da Gazeta Regional pelo WhatsApp (44) 3522-2537 ou entre em contato pelo (44) 3522-2537.

Deixe um comentário