8 de março: parabéns mulheres pelo seu dia

Uma data cada vez mais lembrada e celebrada, o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, dia 8 de março, lembra a luta de mulheres operárias, que nesse dia, no ano de 1857, em uma fábrica em Nova York, entraram em greve para reivindicar a redução do horário de trabalho, o direito à licença-maternidade, além da equiparação de seus salários aos dos homens. As mulheres foram trancadas na fábrica e devido a um incêndio, 129 delas morreram.

CLIQUE E RECEBA AS NOTÍCIAS DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WHATSAAP

Celebrada pela Organização das Nações Unidas, a data que é muito especial, é o momento propício para se render homenagens a quem mantém ativa a batalha pela valorização do sexo feminino e que em casa ou no trabalho, cuida do que é seu com zelo e determinação.

Ao redor do mundo, essa data simboliza as lutas e avanços realizados por mulheres até os dias de hoje, assim como as conquistas que estão por vir em contextos sociais, políticos e econômicos.

No Brasil, graças à luta das mulheres, o direito ao voto feminino foi conquistado em 1932 e, a partir dessa época, as mulheres puderam também se candidatar a cargos no executivo e legislativo. Hoje, elas ocupam cargos também no Judiciário e Ministério Publico.

Também graças à luta das mulheres, em 1985, a primeira Delegacia da Mulher foi criada e o debate acerca da violência contra a mulher ganhou força e atenção, resultando, em 2006, na criação da Lei Maria da Penha, com o intuito de proibir e punir a violência doméstica.

Neste dia 8 de março, nossos agradecimentos a você mulher, que seus esforços sejam sempre reconhecidos e que você não pare de lutar por seus objetivos e pela busca por equilíbrio. Parabéns, mulheres.